Carreira

Brasil tem mais de 5 milhões de mulheres empreendedoras, revela estudo

Do total de empreendedoras do Brasil, 73% são sócias de micro ou pequenas empresas

Mulheres (Getty Images)

Mulheres (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de fevereiro de 2015 às 13h39.

Um estudo realizado pela Serasa Experian revela que o Brasil possui 5 693 694 mulheres empreendedoras, representando 8% da população feminina do país.

Isso significa que 43% dos donos de negócios do país são do sexo feminino, e 57% são homens. Do total das empresas ativas no Brasil, 30% tem mulheres como sócias. Segundo a Mosaic Brasil, 59% das empreendedoras estão no grupo “Donos de Negócios”, que engloba pequenos e médios empresários, e 11% estão no grupo “Elites Brasileiras”, que representa adultos acima de 30 anos, com alta escolaridade e que desfrutam de alto padrão de vida.

Do total de empreendedoras do Brasil, 73% são sócias de micro ou pequenas empresas. O percentual sobe para 98,5% quando são contabilizadas, também, as empresas do tipo Micro Empreendedor Individual (MEI), já que mais de 1,3 milhão de mulheres brasileiras são sócias de MEI.

No entanto, apenas 0,2% das mulheres empreendedoras do Brasil são sócias de grandes empresas, sendo que mais da metade delas pertence ao grupo Elites Brasileiras.

PortePercentual
Pequeno37,1%
Micro35,8%
MEI25,2%
Médio1,7%
Grande0,2%

A pesquisa aponta, ainda, que a idade média das empreendedoras é de 44 anos.

Regiões

A maior concentração de sócias brasileiras é na região Sudeste, com 52,06% do total. Em segundo lugar aparece a região Sul, com 19%. As nordestinas sócias de empresas são 16,53%.

Veja abaixo os percentuais relativos a todas as regiões do país:

Acompanhe tudo sobre:América Latinacarreira-e-salariosDados de BrasilEmpreendedoresEmpreendedorismoINFOPequenas empresas

Mais de Carreira

Quer trabalhar home office? Veja as vagas desta semana para trabalhar em casa ou no exterior

Carreira internacional: com essas 4 habilidades você potencializa o seu crescimento fora do Brasil

5 profissões para quem gosta de política

Como usar a técnica de Myers-Briggs Type Indicator (MBTI) para melhorar o desempenho profissional