Exame Logo

Estas atitudes e dicas vão ajudar a acelerar seu aprendizado

Fundadora da Companhia de Idiomas apresenta os princípios que norteiam os centros de aprendizado ágil

Aprendizado ágil: já ouviu falar de Metodologias Ágeis? (Martin Barraud/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2021 às 11h00.

Por Rose Souza, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas

Nesta coluna, um dos meus objetivos é inspirar você a Aprender a Aprender, e também melhorar seu inglês! Hoje vamos fazer os dois. Já ouviu falar de Metodologias Ágeis?

Veja também

Aprofunde-se no marketing digital 6.0 e domine estratégias de posicionamento e negócios na internet. Saiba como!

Vamos estudar aqui (em inglês!) alguns dos princípios que norteiam os ALC (Agile Learning Centers) no mundo inteiro.

Na Companhia de Idiomas (@companhiadeidiomas) e na Verbify (@verbify.oficial), relacionamos o tema ao aprendizado de idiomas, mas o tema vale para qualquer aprendizado!

E se tiver qualquer dúvida, é só falar comigo por DM no instagram @rosefsouza_

07 atitudes que vão ajudar você a acelerar seu aprendizado (com minhas dicas)

Agility

Minha dica: Quer começar a aprender inglês? Todos os dias, faça algo que você gosta, em inglês, com a intenção de aprender algo. Anote o que aprendeu. No dia seguinte, faça outra coisa. Continue testando.

Faça pouco, de forma consistente (diária) , sempre com intenção e anotando aprendizados. Elimine o que não deu muito certo, repita o que deu super certo, mas continue variando e testando novas possibilidades.

Infinite Play

Minha dica: Nem todos nós tivemos uma infância divertida, na qual o lúdico foi valorizado e considerado como ferramenta poderosa de aprendizado, né? Não importa. Explore a diversão na hora de aprender qualquer coisa. Não relacione aprendizado apenas a certificados e notas.

Amplifying Agency

Minha dica: Com ou sem escola, com ou sem professor, o projeto é seu: teste diferentes formatos de conteúdo, horários de estudo e temas. Assuma o controle da sua jornada de aprendizagem. Se seu curso é muito formatado e inflexível, mas está dando certo, continue com ele. E construa uma jornada particular, para ser percorrida em outro horário, e que tenha a sua cara.

Facilitation

Minha dica: tem gente que consegue simplificar, outros complicam até sem querer. Não tem de ser difícil, não tem de ser sofrido. Faça escolhas simples. Normalmente o conteúdo ideal para aprendizado deve ter 80% de conforto e 20% de desafio. Ou seja, você deve entender 80% do que está ali, assim você tem tempo de explorar os 20% que você desconhece. Quando estiver fácil demais, busca algo só um pouquinho mais desafiador. E segue assim.

Full-spectrum Fluency

Minha dica: não se iluda! Aprender a estrutura do idioma, vocabulário ou pronúncia é parte do processo. Aprendizagem social, aquela na qual você tem de se jogar, se expor, falar errado mesmo, compreender só a ideia geral e responder mesmo assim - esse tipo de treino também precisa estar na sua jornada de aprendizagem. É o treino mais desafiador e o que vai trazer melhores resultados. Não se esqueça disso.

Shareable Value

Minha dica: Ensinar o que você aprende é uma das formas mais rápidas de consolidar, ou seja, aprender MESMO e pra sempre. Vale trabalho voluntário, grupos de estudo, conversas em família - desde que sejam regulares, tipo, uma vez por semana, sem falta. E desde que você aprenda e já ensine na mesma semana.

Safer Space-making

Minha dica: busque este tipo de grupo, ou este tipo de relação com seu professor - um ambiente no qual você se sinta seguro de testar, errar, perguntar, se jogar sem medo. Se houver competição, é melhor buscar ambientes colaborativos. Mesmo que você funcione bem com competição, você pode estar atrapalhando a jornada de alguém que trava em ambientes competitivos. A colaboração na aprendizagem traz mais significado, e todos curtem mais a jornada.

Fonte: https://agilelearningcenters.org

Sobre Rose Souza (@rosefsouza_)

Fundadora e sócia-diretora da @companhiadeidiomas, @verbify.oficial, e da @suahistoriaporvoce. Empreendedora, professora e mentora de aprendizagem. Graduada em Letras/Tradução/Interpretação pela Unibero, Especialista em Gestão Empresarial, MBA pela FGV e PÓSMBA pela FIA/FEA/USP. Foi professora por seis anos na Pós-Graduação ADM da FGV, quando morava em São Paulo. Colunista dos portais Exame.com, Aboutme e Você RH. Mentora voluntária do Projeto Pulsar da Fundação Everis. Quer falar com ela? rose@companhiadeidiomas.com.br ou instagram @rosefsouza_

Dicas de carreira, vagas e muito mais

Você já conhece a newsletter da Exame Academy ? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.

Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.

Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.

Acompanhe tudo sobre:Dicas de carreiraEducaçãoInglês

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Carreira

Mais na Exame