Exame Logo

As 9 profissões mais procuradas pelo mercado em 2015

O ano de 2015 trará muitos desafios econômicos para as companhias, e isso também impactará fortemente nas contratações de novos funcionários

Posições estratégicas (1flazingo_photos/ Flickr Creative Commons)
DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2015 às 13h46.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h44.

O ano de 2015 trará muitos desafios econômicos para as companhias, e isso também impactará fortemente na contratação de novos funcionários para alavancar o negócio. De acordo com um levantamento feito pela consultoria de recrutamento especializado Page Personnel, as empresas precisarão cada vez mais preencher posições estratégicas em seus quadros de funcionários. Isso porque as contratações para esses cargos devem ter um aumento de 30% no primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2014. A pesquisa ainda aponta os 9 profissionais que mais serão requisitados neste ano em diversos setores. Entre eles, há quatro cargos relacionados com a área de TI. Veja a seguir:
  • 2. Analista / Coordenador de DP

    2 /10(Getty Images)

  • Veja também

    Área de atuação: RH Demanda: 40% O coordenador de departamento pessoal é responsável por toda a administração de pessoal da empresa - como folhas de pagamento, encargos, benefícios, relações trabalhistas, admissões e demissões, além de homologações e outras atividades administrativas. Trata-se de um cargo importante para prestar atendimento interno e tirar dúvidas de colaboradores sobre holerites, pagamentos e benefícios. Com a forte demanda por profissionais com capacidades que vão além de conhecimentos técnicos, os profissionais da área de recursos humanos serão uma peça importante para alinhar as estratégias da companhia na contratação e gestão de pessoas.
  • 3. Analista de Trade Marketing

    3 /10(Getty Images)

  • Área de atuação: Vendas e Marketing % de aumento: 30% O analista de trade marketing planeja as campanhas para divulgação de marcas em pontos de venda, cuidando da exposição de produtos da empresa e das negociações com varejistas para compras e análises de vendas. Com um ano de 2015 ainda mais difícil que o ano passado para a indústria haverá um investimento maior nos profissionais de trade marketing, já que eles são capazes de influenciar diretamente a venda de produtos para consumidores com campanhas cada vez mais certeiras.
  • 4. Desenvolvedor Mobile

    4 /10(Getty Images)

    Área de atuação: Agências/ startups % de aumento: 40% O aumento no número de usuários de smartphones no país reflete a alta demanda por profissionais que saibam desenvolver soluções para estas plataformas. Em 2015, estima-se a área de aplicativos receberá 38 bilhões de dólares em investimentos.
  • 5. Executivo de Vendas Hunter TI

    5 /10(Getty Images)

    % de aumento: 20% Área de atuação: vendas para os mercados de TI(software) e mídias digitais/ web e mobile O executivo de vendas em TI é responsável pela venda de software, aplicativos e propagandas online que tragam soluções de negócios para o mercado. Com a necessidade de adotar sistemas que agreguem melhoria operacional e redução de custos, além da maior demanda por aplicativos e propagandas online, esse tipo de profissional será essencial em muitas companhias.
  • 6. Analista de Big Data

    6 /10(Getty Images)

    Área de atuação: TI: bancos, companhias aéreas, operadoras de telefonia, serviços de busca on-line e redes varejistas % de aumento: 50% O analista de big data realiza processamento de grandes volumes de dados com o objetivo de criar análises e relatórios sobre a empresa para entender melhor sua base de clientes. Conforme as companhias estão cada vez mais interessadas em atuar usando o big data, mais profissionais qualificados para essa área serão requisitados.
  • 7. Engenheiro de Processos

    7 /10(FutUndBeidl/ Photopin)

    Área de atuação: Indústria % de aumento: 30% Responsáveis pela melhoria de processos, análise de indicadores de produtividade, linhas de produção e redução de custos, os engenheiros de processo são cada vez mais procurados pelas companhias, que buscam ainda maior eficiência econômica nesse período.
  • 8. Especialista de Logística

    8 /10(Wikimedia Commons)

    Área de atuação: varejo, indústria ou serviços % de aumento: 40% Um especialista em logística é responsável por reduzir significativamente os custos das empresas ao estudar e analisar as melhores formas de otimizar processos e distribuir seus produtos no mercado.
  • 9. Analista de Planejamento Financeiro

    9 /10(Getty Images)

    Áreas de atuação: indústria e comércio % de aumento: 20% Peça fundamental para ajudar a entender e agir diante do atual cenário econômico, o analista de planejamento financeiro é responsável pelo processo orçamentário e acompanhamento dos resultados da companhia em seu negócio, ajudando-a na tomada de decisões e prevendo resultados.
  • 10. Analista Contábil

    10 /10(Philippe Put/ Photopin)

    Área de atuação: profissional responsável pelas rotinas contábeis da empresa % de aumento: 10% Responsável por classificações, tributos, análises e elaboração do balanço, produções de relatórios, entre outras tarefas, o analista contábil apresenta maior demanda não apenas pelo cenário econômico, mas também pela falta de profissionais qualificados nessa área. Entre outras competências, a fluência no segundo idioma faz com que os profissionais capacitados nessa área ganhem os altos salários oferecidos pelas empresas.
  • Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosINFOProfissõesSalários

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame