As 6 regras do networking eficaz em eventos de trabalho
Quer conhecer e cativar outras pessoas do mercado? Saiba como usar as breves horas de um evento profissional para aumentar sua rede de relacionamentos
Claudia Gasparini
Publicado em 26 de setembro de 2014 às 06h00.
São Paulo - Num evento, tudo o que você precisa fazer é não se comportar como um chato.
É assim que Marie-Josette Brauer, fundadora do Innovation Coaching Center, resume as preocupações básicas de quem deseja fazer contatos profissionais de forma eficaz em eventos.
Segundo ela, quem é bom em networking usa o encontro para transmitir sua personalidade, encantar as pessoas e memorizar nomes e detalhes sobre elas.
São mestres, enfim, em formar vínculos subjetivos com os demais em pouco tempo.
Não que isso seja fácil - principalmente numa situação formal como a de um evento profissional. “Até pessoas muito experientes às vezes ficam tímidas nessas ocasiões”, afirma Marie-Josette.
Como, então, adequar seu comportamento e usar a oportunidade para verdadeiramente ampliar sua rede?
Um conceito básico, segundo a especialista, é o de que ninguém faz relacionamentos com empresas, mas com pessoas. “A conexão que você cria com elas permanecerá mesmo depois de elas passarem da empresa X para a Y”, explica Marie-Josette.
A melhor postura é, portanto, enxergar o encontro profissional como uma oportunidade para criar laços pessoais com um outro indivíduo - ainda que o objetivo final do relacionamento esteja, de fato, ligado às carreiras de vocês dois.
Viagens, arte, culinária - a rigor, qualquer assunto pode ‘amaciar’ as conversas e dar liga ao networking. “Sem esses ingredientes, a conversa pode ficar horrorosamente árida”, comenta Marie-Josette.
O importante, afinal, é criar uma ligação significativa com a outra pessoa - uma relação que deverá ser nutrida permanentemente. “O erro mais absurdo de todos é ativar a sua rede de contatos só quando você precisa dela”, alerta ela.
A seguir, apresentamos alguns conselhos da especialista para extrair o melhor do networking num evento:
1. Não fique mais do que 5 minutos com um conhecido
Por mais confortável que seja estar acompanhado por alguém familiar, é preciso abandonar o seu “porto seguro” depois de 5 minutos com ele. “Por que você está ali? Para conhecer pessoas novas!”, diz Marie-Josette. O momento pede que você respire fundo, vença a timidez e se lance ao desconhecido.
2. Não fique mais do que 10 minutos com um desconhecido
Conheceu alguém? A conversa está boa? Ótimo. Mas evite passar tempo demais com a mesma pessoa. “Por mais interessante que seja esse novo contato, ele não pode ocupar todo o seu tempo de networking”, recomenda a especialista.
3. Fale sobre seu perfil, não sobre seu currículo
Evento de networking não é entrevista de emprego. Tente não se apresentar como aquele que estudou na universidade X ou trabalhou na empresa Y. “É melhor mostrar o seu perfil profissional de forma ampla, falar das suas convicções e características”, explica ela.
4. Valorize os cartões de visita
Ao receber um cartão, não o guarde na bolsa mecanicamente. “É importante parar para ler o que está escrito e aproveitar para comentar ou perguntar alguma coisa sobre ele”, diz a especialista. Outra dica é anotar, no verso, algum detalhe sobre a pessoa que pode ser importante mais tarde.
5. Ouse revelar suas expectativas
“Você pode, e deve, ser bastante claro sobre o que espera daquele encontro”, afirma a especialista. Precisa de uma indicação de um curso? Quer conhecer um possível cliente? Para Marie-Josette, perguntar não ofende. Se não tiver as respostas, a outra pessoa pode, ao menos, indicar alguém que as tenha.
6. Evite falar em “nós” para se referir à sua empresa
Lembrando que o networking é feito entre pessoas, e não entre empresas, é melhor evitar falar frases como “nós estamos em 21 países” ou “nós tivemos o maior lucro da história”. Além de pedante, diz Marie-Josette, a postura não reflete a realidade: não é a sua empresa que está ali presente, é você.