ChatGPT: curso ensina a usar essa e outras ferramentas para aumentar a produtividade (SOPA Images/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 25 de maio de 2023 às 14h37.
Última atualização em 4 de julho de 2023 às 15h01.
ChatGPT. Essa foi a ferramenta que trouxe a inteligência artificial para o protagonismo das discussões em todo o mundo. Lançado pela empresa de tecnologia OpenAI no dia 30 de novembro de 2022, a ferramenta alcançou 1 milhão de usuários apenas cinco dias após sua estreia.
Em janeiro de 2023, dois meses depois de ser liberado ao público, o ChatGPT atingiu a marca de 100 milhões de usuários, tornando-se a ferramenta digital com maior adoção em massa da história. A título de comparação, o TikTok, que detinha o recorde, levou nove meses para atingir essa marca. Já o Instagram demorou cerca de dois anos.
O sucesso exponencial do ChatGPT se deve principalmente pela sua capacidade de combinar informações e entregar diversos conteúdos com alto nível de detalhes e compreensão, como se fosse realmente uma conversa entre humanos. A ferramenta já fez coisas que antes eram atribuídas apenas aos seres humanos como criar empresas, gerar lucro e escrever roteiros de filmes.
No entanto, apesar do sucesso desproporcional do ChatGPT, os avanços na área de inteligência artificial já renderam milhares de outras novas ferramentas de IA que têm a capacidade de aumentar a produtividade, reduzir custos e facilitar o dia a dia de líderes, gestores e executivos.
Aproveite uma das vagas gratuitas para o curso de Inteligência Artificial da EXAME
1. Midjourney: é um gerador de imagem gerido por inteligência artificial. A ferramenta funciona dentro do Discord e de forma colaborativa. Isso significa que as criações são disponibilizadas para todos que estiverem dentro do grupo onde as artes foram criadas.
2. Tactiq: a ferramenta é uma extensão do Google Chrome e sua principal funcionalidade é a transcrição de reuniões. Ou seja, tudo que é falado na reunião é instantaneamente transformado em texto, inclusive separando os diferentes interlocutores. O Tactiq ainda tem conexão com ChatGPT para fazer o resumo do que foi falado.
3. Browse AI: essa ferramenta é utilizada por empresas para monitorar concorrentes, extrair dados de outros sites para análises e fazer pesquisas de mercado. Voltado para a área comercial, a ferramenta ainda pode identificar clientes em potencial. Empresas como Google, Amazon e Zapier já utilizam.
4. Talk to Books: a ferramenta do Google oferece a possibilidade de passar pelas páginas de livros com a ajuda da inteligência artificial. Você faz uma pergunta ou afirmação no espaço para pesquisas e a ferramenta encontra frases em livros que correspondem ao que foi digitado. É um software que ajuda a encontrar referências e até buscar auxílio nos livros para tomar decisões importantes para as empresas.
5. Timely: esse aplicativo automatiza o controle de tempo da empresa, para que você e sua equipe possam se concentrar no trabalho que importa. A ferramenta pode rastrear o tempo gasto em todos os aplicativos da Web e da área de trabalho automaticamente. Oferece um registro diário preciso de todo o tempo gasto em documentos, reuniões, e-mails, sites e videochamadas com esforço zero.
Confirmando o seu compromisso em desenvolver o empreendedorismo brasileiro, a EXAME está disponibilizando algumas vagas para o curso online sobre Inteligência Artificial aplicada aos Negócios.
O curso tem o intuito de ajudar líderes empresariais a adaptarem seus negócios e equipes à nova realidade da IA, trazendo mais produtividade e alavancando os resultados das empresas. As inscrições vão até 17 de julho.
Para participar, basta se inscrever no site oficial clicando aqui ou no botão abaixo: