As mulheres que mandam no Vale do Silício
Nomeada CEO do Yahoo!, Marissa Mayer não é a única mulher de poder do Vale do Silício - clique nas fotos ver quais são as outras
Tatiana Vaz
Publicado em 23 de agosto de 2012 às 19h41.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h21.
Engenheira por formação, Marissa Mayer, a nova CEO do Yahoo!, começou sua carreira no Google fazendo programação de computadores, foi responsável pela parte de serviços de localização, incluindo o Google Maps, e supervisionava mais de 1.000 gerentes de produto em seu antigo cargo. Ela também fazia parte do comitê operacional do Google, junto com um grupo pequeno de altos executivos da empresa, como os cofundadores, Larry Page e Sergey Brin. Primeira engenheira do sexo feminino contratada pelo Google – e nomeada hoje como a nova CEO do Yahoo! – Marissa demissão do Google na tarde desta segunda-feira por telefone. Ela começa no Yahoo na terça-feira. Mayer também vai participar do conselho do Yahoo!. "Os produtos do Yahoo! continuarão a reforçar as parcerias com os anunciantes, tecnologia e empresas de mídia, enquanto toma como inspiração a satisfação dos usuários. Há muito a fazer e eu não posso esperar para começar", disse Mayer.
Em setembro, a Hewlett Packard nomeou Meg Whitman como sua nova presidente executiva. Meg substituiu Léo Apotheker, que vinha desagradando o conselho de administração com seus resultados fracos. No comunicado sobre a mudança, Ray Lane, presidente do conselho de administração da HP, afirmou que "Meg é uma visionária da tecnologia e possui um histórico comprovado de conquistas". Meg fez fama no mundo corporativo como presidente do site de comércio eletrônico e-Bay. Antes de assumir a HP, a executiva vinha atuando como consultora independente junto a empresas de tecnologia da Califórnia.
Assim como Marissa, Virginia Rometty foi a primeira engenheira do sexo feminino contratada pela IBM . Ficou 30 anos na empresa e galgou espaço até o topo. No final de outubro, a centenária e sétima maior empresa do mundo por valor de mercado, anunciou que Virginia Rometty seria, a partir de janeiro, a primeira mulher a assumir sua presidência. Com a nomeação, Ginni (como é chamada) alcançou a sétima posição entre as executivas mais poderosas, segundo a Fortune.
Apelidada de babá de Mark Zuckerberg, Sheryl Sandberg, de 42 anos, já foi vice-presidente operacional de operações do Google e, hoje, é COO do Facebook . Ela está desde 2008 na companhia. Formada em Economia pela Universidade de Harvard e com MBA pela Harvard Business School, ela já atuou como chefe de gabinete do Departamento do Tesouro americano durante o governo do presidente Bill Clinton.
Mais lidas
Mais de Carreira
Quer mudar de emprego em 2025? Veja como usar a IA para se destacar profissionalmenteQuer trabalhar com TI? Estudo mostra que salário no setor pode chegar a R$ 51 mil; veja listaOpinião de CEO: 'Profissional mais afetado pela IA será aquele com diploma que pensava estar seguro'Esses são os melhores (e mais efetivos) conselhos para quem deseja ser um líder de alto impacto