Carreira

Ajuste o seu dial

Encontre na rede a web rádio com o melhor do som da sua tribo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h32.

Ok, é verdade que a qualidade do áudio das web rádios fica longe da encontrada nos milhões de MP3 que circulam pela internet. Mas quem liga pra isso quando se pode ouvir por streaming o melhor do rock australiano, o legítimo blues do Mississipi, rap com sotaque chicano ou mesmo sons "exóticos" de vários cantos do mundo a qualquer momento apenas com alguns cliques e sem downloads? É justamente esse maravilhoso caldeirão musical que seduz e faz das rádios online parada obrigatória para uma imensa legião de internautas.

Segundo estimativa da Associação de Mídia Interativa, são mais de 25 mil emissoras no grande dial da web. A única exigência para mergulhar nesse universo é ter sobre a mesa um PC com placa de som, alto-falantes e software de streaming, que pode ser o RealPlayer, o Windows Media Player ou mesmo o velho e bom Winamp, no caso de transmissões em MP3.

Como não poderia deixar de ser, o gênero com mais e melhores opções é o rock. Na Virgin Radio (www.virgi nradio.co.uk), além da programação com os principais artistas, os destaques são as estações com material inédito e as páginas especiais para o lançamento em primeira mão de cds, como o da banda Garbage. As novidades também dão o tom na NME Radio, da revista inglesa New Musical Express (www.n me.com). Já a versão virtual da cavernosa rádio americana Knac (www.knac.com/ Broadcast_Home ) é o paraíso para quem gosta de rock pesado, com notícias, vídeos e músicas para download. Transmitindo também em MP3, a australiana OzWorld ( http://www.oz world.com.au ) traz na programação apenas grupos locais, desde a surf music do Spy vs Spy até o som pesado do Silverchair.

A Mojo Blues (www.hob.com/ onlinemusic/ internetradio), uma das estações do site HOB.com, da famosa rede de casas de shows House of Blues, é a melhor pedida para fãs de John Lee Hooker, Robert Johnson e Buddy Guy. Se a procura for pelo melhor do jazz, os monstros sagrados do estilo têm lugar cativo na programação da Jazz FM (www.jazz fm.com).

Já as batidas cadenciadas do rap marcam presença em grande estilo no Planet Hiphop (http://planet- hiphop.com). Além do som com uma seleção de primeira, o site chama a atenção pelo conteúdo, que inclui noticiário musical, textos sobre a cultura hip hop e um fórum de rimas, no qual os participantes realizam um verdadeiro trabalho de composição coletiva online.

Agora, quem prefere ficar saltando rapidamente entre os sons das mais diversas praias tem diversão garantida em endereços como NetRadio.com (www.net radio.com/listen) e Spinner (www.spin ner.com). Além de apresentar os gêneros tradicionais, como rock, pop, eletrônico, clássico etc. - todos divididos em dezenas de canais com os mais diversos estilos -, essas web rádios são a melhor escolha para quem gosta de dar a volta ao globo no ritmo da world music. São estações com músicas caribenhas, indianas, africanas, alemãs, havaianas e quase tudo que você puder imaginar, inclusive a nossa bossa nova cantada em outros idiomas.

Balanço brasileiro
Uma ótima opção para quem quer ouvir música brasileira sem ter de agüentar a mesma programação recheada de comerciais das rádios tradicionais que transmitem pela web é o UsinaPlay (www.usina play.com.br). Instalando a versão 2.0 do programa, o usuário passa a ter em seu PC um banco de dados com links para mais de 110 000 músicas. Se nas web rádios estrangeiras é quase impossível achar música brasileira, no UsinaPlay a oferta de ritmos locais é farta, oferecendo desde sertanejo e axé até MPB. Uma pesquisa com o nome de Milton Nascimento rende nada menos que 546 faixas. Outras vantagens do UsinaPlay sobre sites como Rádio UOL (www.radio uol.com.br) e Usina do Som (www.usina dosom.com.br), que também têm bons acervos de música nacional, é a rapidez na criação das playlists e a possibilidade de determinar a ordem de reprodução das músicas das playlists.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Carreira

Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman

Sam Altamn diz que usou esta estratégia para viver sem arrependimentos: 'Arriscado é não tentar'

A característica mais valiosa para quem deseja ter sucesso, segundo um ex-recrutador do Google

O segredo para unir marketing e vendas (e tomar decisões que realmente funcionam)