Carreira

Abílio Diniz vira estudo de caso na FGV

Empresário participa de elaboração de curso de extensão universitária voltado para liderança e gestão com base em suas próprias experiências

Abílio Diniz revela segredos de sua biografia em curso de liderança na FGV (.)

Abílio Diniz revela segredos de sua biografia em curso de liderança na FGV (.)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 17 de junho de 2010 às 10h22.

São Paulo - A história de Abílio Diniz,  dono do Grupo Pão de Açúcar,  líder do mercado varejista brasileiro, será foco de curso de extensão universitária da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A partir do segundo semestre, as experiências do empresário frente ao grupo serão usadas pela instituição para ensinar conceitos de liderança e gestão. Elaborado e idealizado com participação de Diniz, o curso Despertando e Construindo Talentos e Tempos de Mudança tem carga horária de 60 horas.

 A idéia é tratar de assuntos pertinentes para a formação de gestores com base nas escolhas de Diniz. Assim, os alunos terão aulas teóricas de negociação, finanças, economia, empreendedorismo e gestão de conhecimento.

Durante os estudos de caso, a proposta é ensinar dicas sobre como lidar com o imprevisto, motivar a equipe, superar crises e identificar e antecipar-se às tendências.

A julgar pela trajetória dos Diniz, pelo jeito, não faltarão cases durante o curso. O grupo começou em 1948 como uma tímida doceria em São Paulo. No final da década de 80, quando o Pão de Açúcar já contabilizava  45.856 funcionários no Brasil e no exterior, Diniz assumiu o comando do grupo.

Com o Plano Collor, a rede de supermecados quase foi a falência. Os prejuízos, só em 1990, foram de 32 milhões de dólares. As duas últimas décadas foram de reconstrução. E, no ano passado, o grupo retomou a posição de líder do varejo no país.

Para participar, é preciso ter experiência profissional de no mínimo cinco anos e ocupar (ou ter potencial para assumir) um cargo de gestão. A seleção para o curso é realizada pelo seu coordenador Jaci Corrêa Leite com base no curriculum vitae dos candidatos. Apesar das exigências, no entanto, a seleção será feita com base no potencial de cada candidato.

Há vagas para 36 alunos. O curso tem duração de três meses, com uma aula por semana.  Os custos ainda não foram divulgados. Mas as aulas da primeira turma já devem começar em agosto.  Outras informações no site do GVPEC ou pelo telefone  (11) 3799-7777.                                                                   

 

Acompanhe tudo sobre:Abilio DinizBilionários brasileirosComércioCursosEmpresáriosEmpresasEmpresas abertasEmpresas francesasFGV - Fundação Getúlio VargasPão de AçúcarPersonalidadesSupermercadosVarejo

Mais de Carreira

Como ser um líder inspirador? Trajetória de Cook e Bezos mostra que não depende só das soft skills

Networking de milhões: A solução para ter o salário ideal pode estar ao seu lado, veja como atrair

Guerra por talentos: 1 em cada 3 empresas teme perder talentos para a concorrência, diz pesquisa

RH Summit 2024 e o fim da FOMO em grandes eventos

Mais na Exame