EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h34.
"Parabéns! Após um longo e estressante processo seletivo, nossa empresa decidiu contratá-lo. Dentre 127 candidatos, consideramos você o mais qualificado para integrar nosso quadro de executivos. Temos grandes expectativas com a sua contratação. Esperamos muito de você e torcemos pelo seu sucesso. Agora, precisamos definir os termos finais de seu contrato de trabalho. Acertar o pacote de remuneração (salário anual e bônus) junto com os benefícios (planos de assistência médica e odontológica, o automóvel, a educação dos filhos, corporate card, etc). Sem contar a apresentação da documentação (carteira de trabalho, diploma universitário, identidade, título de eleitor e outros); as datas para exame médico e início de suas atividades."
Invadido por sentimentos de profunda alegria e orgulho pessoal, você pode, afinal, dizer: "o demorado pesadelo da demissão chegou ao fim". A irritação diária e o consumo desgastante de energia ficam para trás. A sensação de fracasso perante a família e a sociedade, ao lado das cobranças de ordem profissional dão lugar à auto-estima. O tempo de espera na sala de entrevistadores transformou-se numa acalorada recepção. O desconforto psicológico e o constrangimento social em relacionamentos informais - condomínio, clube, câmara de comércio, ex-colegas de trabalho - transformaram-se em motivo de orgulho pessoal. Começa uma nova etapa. Tanto em seu aspecto sócio-familiar, quanto em sua dimensão de carreira. Tudo será diferente.
De fato, é verdade. Você deixou para trás inúmeros sentimentos negativos como: medo, culpa, insegurança, raiva e ansiedade. Melhor do que isso, encara o futuro com alegria, autoconfiança, determinação e alívio. O peso que massacrou e quase o nocauteou você foi removido de seus ombros.
Mas se você dormir sobre os louros de sua contratação, estará de volta ao mercado de recolocação mais rápido do que imagina. Lembre-se que o período de lua-de-mel - os primeiros 90 a 100 dias na nova empresa - é de extrema importância para sua imagem profissional. É uma espécie de "timing" dado pelos cidadãos e pela sociedade para os novos governantes.
Tudo vai depender da sua capacidade. Depois desse "timing", o programa anunciado com fogos de artifício, bandas, trios elétricos, desfiles militares, discursos recheados de promessas e esperanças, poderá converter-se em triunfo ou desgraça. triunfo precisa de tempo, recursos e ações eficazes. A desgraça em pouco tempo se manifesta em forma de decepção generalizada. O desfecho pode conduzir ao afastamento do administrador das pseudopromessas. Vide os exemplos do ex-presidente Fernando Collor de Mello e os últimos governantes argentinos da era pós-Menem.
Nesse período, você será observado por todos os ângulos como um escultor que modela seu mais novo trabalho. Nada escapará da avaliação de seu superior imediato, de seus pares e subordinados. Seu chefe vai observar o nível de sua contribuição à empresa e refletindo se sua decisão em contratá-lo foi a mais acertada. Seus pares agirão como expectadores, atentos a sua conduta e prontos a questionar sua competência e perfil. Se você não for "um dos nossos" será rejeitado e jamais terá uma nova oportunidade. Seus subordinados vão testá-lo para se certificar de seu verdadeiro grau de conhecimento, nível de experiência, poder de decisão e competência gerencial. Você será colocado ante a famosa "casca de banana", atirada em seu caminho. Compete a você livrar-se dela.
Esse período de lua-de-mel varia de empresa para empresa. Legalmente, no Brasil, é conhecido como período de experiência (90 dias, prorrogável por mais 90) e pode ser modificado a critério do empregador. Independentemente do tempo de duração, a lua-de-mel representa um período crítico, repleto de novos desafios e oportunidades para sua carreira. O melhor portanto, é empreendê-lo com cautela, otimismo, satisfação, disciplina, determinação e sabedoria. No próximo artigo, vou discutir um Plano de Ação para sua lua-de-mel. Não perca.
- Gutemberg B. de Macedo é diretor da Gutemberg Consultores, empresa especializada em outplacement