"A domicílio" ou "em domicílio"? Professor explica qual a forma correta
O restaurante ou o aplicativo faz entrega "a domicílio" ou "em domicílio"? Professor de português ensina qual a forma correta
Da Redação
Publicado em 18 de fevereiro de 2020 às 14h23.
Qual é a forma correta: "a domicílio" ou "em domicílio"? A resposta não se reduz apenas a ser "certa" ou a ser "errada". Não podemos reduzir a Língua apenas a isso.
Domicílio provém do latim domicilium; representa a residência fixa, habitual. É o local onde se considera estabelecida uma pessoa para os efeitos legais.
Gramaticalmente, existem "a domicílio" e "em domicílio", mas a forma a ser escolhida dependerá da regência do verbo ou do nome.
Domingos Paschoal Cegalla argumenta:
"A expressão 'a domicílio' complementa verbos que pedem a preposição A. Exemplo: Levam-se encomendas a domicílio. (Leva-se algo a algum lugar)"
Continua o gramático:
"Se o verbo exige a preposição 'em', a expressão adequada é 'em domicílio'. Exemplo: Atende-se em domicílio. (Atende-se alguém em um lugar)"
Pois bem: se assim é o lógico, de onde viria a famosa expressão "Entrega a domicílio"?
Responde a isso Evanildo Bechara:
"O verbo entregar pede a preposição 'a' junto à pessoa a quem se entrega: Entregou o jornal ao vizinho. E a preposição 'em' quando a entrega se faz no local: Entregou o jornal na casa do vizinho. Ocorre que também se podem juntar as duas noções: Entregou o jornal ao vizinho em sua residência. (...)
O falante reduz (metonímia) numa só operação mental essas duas noções (ao vizinho e na sua residência) àquela que considera a mais importante desse jogo expressivo. Dessa economia de linguagem resulta a vitoriosa entrega a domicílio."
Em suma, à visão da gramática normativa, a forma lógica e correta é "entrega em domicílio". Ratifico: entrega em casa, entrega na empresa, entrega no escritório, entrega na escola.
O uso adequado de "a domicílio" dependerá da regência do termo (muita gente lembra-se de verbos de movimento). Exemplos:
Levaram o médico ao domicílio.
Conduziram o acusado ao domicílio, e não à delegacia.
Fomos a um domicílio.
Chegamos ao nosso domicílio.
Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!
DIOGO ARRAIS
http://www.ARRAISCURSOS.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Professor de Língua Portuguesa
Fundador do ARRAIS CURSOS