Carreira

A distribuidora Cervantes mimetiza as práticas da Ambev

Debutante no Guia das Melhores Empresas para Você Trabalhar, a distribuidora de bebidas Cervantes é considerada por seus funcionários referência na região de Montes Claros (MG)


	Programa de produtividade foi apontado como a melhor prática da Confederação Nacional das Revendas Ambev, da qual faz parte.
 (Fabio Nutti/Exame)

Programa de produtividade foi apontado como a melhor prática da Confederação Nacional das Revendas Ambev, da qual faz parte. (Fabio Nutti/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2013 às 15h07.

Montes Claros - “A empresa não mede esforços para melhorar e é aberta às novidades que os funcionários trazem”, diz um gestor. Na Cervantes, não existe distribuição de lucros, mas de resultados. Realizada desde 2000, a companhia se apoia num programa de produtividade e participação nos resultados, apontado como a melhor prática da Confederação Nacional das Revendas Ambev, da qual faz parte.

“Nossa missão é repassar as práticas de gestão que a Ambev nos transmite, mas também buscar novas e inovadoras formas de gerenciar melhor os profissionais”, diz Mariana Bastos, gerente de projetos. Uma das premissas de sua política de gestão de pessoas é não oferecer benefícios diferentes de acordo com o cargo.

Todos recebem o mesmo pacote, com exceção do plano de saúde, que, por uma questão sindical, acaba deixando o pessoal da área de transporte em desvantagem em relação à turma do comercial, cujo convênio médico é considerado o melhor da região. Apesar de não haver um planejamento do desenvolvimento profissional, a Cervantes oferece ao time, antes de procurar no mercado, todas as vagas disponíveis.

E, por acreditar que o planejamento de carreira seja individual, a empresa estimula os estudos, com ajuda de 40% do valor do curso de graduação ou técnico para quem tem até três anos de casa, e de 60% para quem já passou desse tempo. As avaliações de desempenho, antes anuais, passaram a ser semestrais.

Como seu negócio não permite uma jornada flexível de trabalho, a Cervantes procura sempre compensar as horas extras. Uma coisa chama a atenção no depósito da empresa — no entra e sai de caminhões, quando se carregam e descarregam caixas e engradados de bebidas, quase não se vê a presença de mulheres, situação que não ocorre nos cargos de gestão. A explicação é que os cargos de base exigem muito esforço físico. por Luiz De França, de Montes Claros (MG)

PONTO(S) POSITIVO(S) PONTO(S) A MELHORAR
Realiza uma convenção anual para desenvolver as competências e o perfil de liderança ideal. Estimula hábitos saudáveis — o fumo está quase banido. A empresa não oferece previdência privada nem realiza pesquisa de clima. Também faltam ações voltadas às pessoas com deficiência.
Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasAtacadoComércioAmbevBebidasEmpresas belgasIndústriabebidas-alcoolicasMelhores Empresas para TrabalharEdição 17102

Mais de Carreira

Quer emprego no Carnaval? Feriado já não freia mais contratações no Brasil, diz pesquisa

Essa ferramenta de IA está se tornando aliada dos criadores de conteúdo e desafiando o ChatGPT

As quatro ferramentas de IA que estão revolucionando a produtividade e o lucro de líderes

Por que começar seus prompts do ChatGPT com esta palavra faz diferença?