7 livros que todo executivo deveria ler
Especialista recomenda títulos indispensáveis para evoluir profissionalmente e se destacar no mercado de trabalho
Claudia Gasparini
Publicado em 15 de outubro de 2014 às 11h19.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h01.
São Paulo - Sobreviver no mundo corporativo nem sempre é fácil - mas os livros podem ser bons companheiros nessa empreitada. Com a ajuda da especialista em coaching Marie-Josette Brauer, listamos 7 títulos que todo executivo precisa ter na sua cabeceira. De táticas de networking a lições do poker para a vida profissional, as obras a seguir podem fazer a diferença para a sua carreira . Boa leitura!
O leitor é apresentado às semelhanças entre o ambiente profissional e um jogo de poker. "Todas as competências necessárias para jogar bem são idênticas às exigidas para sobreviver no mundo corporativo", afirma Brauer. "Dando Cartas nos Negócios", de Leo Bello (Editora Best Seller)
O conceito de “antifrágil" é uma qualidade que se refere a tudo aquilo que se modifica com o tempo, das receitas culinárias à tecnologia. O livro sustenta a tese de que povos, empresas e carreiras só evoluem a partir da incerteza e do caos. "Antifrágil", de Nassim Nicholas Taleb (Editora Best Business)
Você acredita em tudo que ouve? Este livro demonstra a importância de tomar decisões com autonomia, sem confiar automaticamente no que pregam os “experts”. De olhos bem abertos, de Noreena Hertz (Editora Fontanar)
Considerado o pai do networking moderno, o autor revela formas de se comunicar melhor com os colegas de trabalho, entender o que está nas entrelinhas e travar relações profissionais duradouras. "Essa ideia é tão boa que parece que foi sua" – Ivan Misner e outros (Editora Universo dos Livros)
Somos escravos de nossos hábitos? O livre arbítrio é uma ilusão? Como se libertar? O autor expõe os mecanismos psicológicos do hábito e mostra como transformá-lo com sucesso na vida e no trabalho. "O poder do hábito", de Charles Duhigg (Editora Objetiva)
O best-seller conta a história verídica de um operador de Wall Street. O livro acompanha suas descobertas no surpreendente mercado financeiro, e expõe algumas complicações éticas da sua profissão. "É um livro que se lê de um fôlego só, não dá para largar", comenta Brauer. "Flash Boys", de Michael Lewis (Editora Intrínseca)
O livro da famosa executiva do Facebook traz uma visão do mundo corporativo sob a perspectiva feminina. "Não pode faltar na estante de nenhuma mulher que pretende fazer carreira em grandes organizações", comenta Brauer. "Faça acontecer", de Sheryl Sandberg (Companhia das Letras)