6 empresas que têm programas de trainee para área técnica
Há mais companhias criando programas específicos para as áreas técnicas
Da Redação
Publicado em 1 de março de 2013 às 14h14.
São Paulo - É cada vez maior o número de organizações que estão criando programas de trainee para as áreas técnicas. Os programas de trainee para especialistas foram criados inicialmente para garantir o amplo recrutamento e a capacitação de mão de obra em empresas cujo negócio depende de profissionais altamente especializados.
Segundo Josué Bressani Júnior, diretor-presidente da Gemte Consultoria, especializada em serviços de RH, como a função maior dos trainees não administrativos é a prospecção e a formação de mão de obra especializada, o fator idade não é tão decisivo nesses programas, ampliando a possibilidade de admissão para profissionais com certa experiência. Para Josué, outra vantagem desses programas é permitir ao trainee atuar tanto na carreira técnica quanto como gestor. "Teoricamente, ele ingressa para atuar como especialista, mas, se tiver perfil de liderança, pode vir a se tornar gestor ou executivo", diz.
Conheça algumas empresas que oferecem trainees técnicos:
Ambev
O objetivo do programa, que recruta profissionais egressos dos cursos de engenharia, química, farmácia, agronomia, biologia, ciências da alimentação e biotecnologia, é treinar seus futuros gerentes de meio ambiente, de qualidade, de processos e de engenharia, além de mestres cervejeiros, profissionais responsáveis por supervisionar todo o processo de fabricação da cerveja, de acordo com os padrões de qualidade da empresa.
América Latina Logística (ALL)
Os profissionais que optam pelo Programa Engenheiro recebem uma pós-graduação em sistemas de infraestrutura logística ferroviária, o que os torna profissionais valorizados no mercado, já que não há graduação em engenharia ferroviária no Brasil. Além da pós-graduação, o trainee de 12 meses inclui o desenvolvimento em competências gerenciais, liderança e metodologia Seis Sigma.
Mineração Usiminas
O programa Jovens Engenheiros recruta graduados em engenharia de minas, mecânica, mecatrônica, metalúrgica, civil e ambiental, além de geólogos, para atuar na área de mineração. O formato do programa difere um pouco dos trainees tradicionais — ele é dividido em dois eixos principais: a realização de um curso de aperfeiçoamento técnico ou de pós-graduação e um módulo em habilidades gerenciais e estratégia do negócio.
Oi
O Trainee Expert da Oi é voltado para a área de tecnologia, o programa inclui uma pós-graduação em engenharia de redes e a rotação por várias áreas do negócio e suporte na parte comportamental.
Hospitais São Camilo
A rede de hospitais de São Paulo oferece o Trainee Enfermeiro, uma porta de acesso ao primeiro emprego na área. Além do treinamento científico, o programa também prevê a passagem dos trainees pelos diversos setores do hospital, de modo que os jovens conheçam as rotinas, o fluxo de trabalho e os processos de todos os departamentos.
Itaú Unibanco
O Trainee Social Cultural Itaú Unibanco recruta profissionais de carreiras como administração pública, arquitetura, ciências sociais, artes cênicas, serviço social, filosofia e pedagogia para atuar no Instituto Itaú Cultural, no Instituto Unibanco e na Fundação Itaú Social, em projetos de responsabilidade social.
Bom pra quem?
Os programas de trainee para carreiras técnicas são para quem:
Tem interesse em ganhar uma visão global do negócio, mas tem preferência por se aprofundar na área técnica.
Quer se especializar no processo de produção e operação.
Deseja fazer carreira na área técnica. As melhores empresas oferecem remuneração, bônus e promoções tão atraentes quanto os oferecidos para os trainees gerenciais.
Já se formou há algum tempo, mas tem menos de 30 anos. A idade não é tão decisiva nesses programas, ampliando a possibilidade de admissão para profissionais mais experientes.