5 lições de Game of Thrones para sua carreira
Os personagens que vivem nos sete reinos de Westeros, lugar onde se passa a série Game of Thrones, podem fornecer importantes conselhos para o ambiente de trabalho....
Da Redação
Publicado em 16 de maio de 2013 às 17h25.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 17h05.
Tywin Lannister, patriarca da família mais rica de Westeros, costuma dizer que uma guerra pode ser vencida pelas espadas, mas também por cartas. A habilidade em negociar e construir alianças é primordial para qualquer casa do reino conquistar o Trono de Ferro. O mesmo serve para a sua carreira: ninguém consegue atingir o sucesso sozinho e, por isso, o trabalho em equipe é parte importante do dia a dia na empresa.
Os reis que governam os sete reinos não costumam ser lembrados por sua popularidade. Ambiciosos e vaidosos, preferem colocar os interesses próprios em primeiro lugar e não se importam em punir cruelmente seus opositores.
Por isso, o poder deve ser usado com a sabedoria necessária para que o líder conquiste o respeito de toda a equipe.
Ned Stark, antigo senhor de Winterfell, é lembrado por seus amigos e inimigos por ser um homem justo. Seu filho, Robb, também segue os passos do pai e continua a seguir os costumes de honra do Norte.
Mesmo assim, nem sempre é tão fácil cumprir com todos os juramentos, o que pode causar graves problemas em suas alianças.
Por isso, antes de prometer algo, é necessário ter plena consciência de que o acordo pode ser cumprido.
Jaime Lannister, membro da Guarda Real, é conhecido por toda Westeros pelo infame apelido de Regicida. Apesar de ter jurado proteger o rei Aerys, o cavaleiro não teve o menor remorso ao assassinar o monarca em favor dos interesses de seu pai. Anos após a queda do antigo rei, Jaime mantém a má fama por cada canto dos reinos.
Por isso, é sempre bom deixar uma imagem positiva em cada emprego. Afinal, as notícias rodam o mundo...
Membro do conselho real, o eunuco Varys é o mestre dos segredos do reino. Apelidado de Aranha,ele é especialista em manipular a corte de Porto Real. Para que o escritório também não seja contaminado por fofocas, é importante que se construa o mínimo de confiança entre os funcionários. Mas, se há alguma grande lição para ser aprendida com Game of Thrones é que, quando se trata da disputa pelo poder, até as pessoas mais boazinhas podem ter os seus segredos.
Mais lidas
Mais de Carreira
Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescerEscala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisaComo preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman