Positivo: veja como expressar apreciação em inglês (shironosov/Thinkstock)
Da Redação
Publicado em 2 de agosto de 2017 às 13h00.
Última atualização em 2 de agosto de 2017 às 15h53.
O sucesso de muitos negócios depende da qualidade dos relacionamentos: com os employees (funcionários), leaders (líderes), suppliers (fornecedores) e customers (clientes).
Esses relacionamentos hoje ultrapassam fronteiras: você pode ser líder de um americano, ser liderado por um indiano, e ter um coworker (colega de trabalho) australiano. Por tudo isso, saber expressar apreciação em inglês é fundamental para sua carreira.
Gary Chapman e Paul White escreveram o livro "The 5 Languages of Appreciation in the Workplace”, depois do mega sucesso "The 5 Love Languages". Eles dizem que as “5 languages of appreciation in the workplace” são universais, e que uma pessoa se sente motivada, quando usamos a linguagem “que ela entende”. Para saber qual é a sua linguagem e ainda praticar inglês, vale uma visita ao site 5 Love Languages.
As cinco linguagens foram resumidas aqui, com algumas dicas em inglês, para você usar com seu multicultural team.
Para os autores, saber elogiar (no idioma do outro) é fundamental para construir um time eficaz.
"You did a great job"
"It is awesome"
"Thank you"
"Great idea"
"You've learned from your mistake. Let's move on"
Além dos exemplos acima, incluímos:
"What do you think?"
Segundo John Willard “Bill” Marriott Jr., chairman executivo e ex-CEO da rede de hotéis Marriott, essas são as quatro palavras mais importantes na língua inglesa: "What do you think?". Elas são úteis para:
Algumas pessoas se sentem apreciadas quando alguém faz algo por elas, isto é, quando recebem algum tipo de ajuda. Se para alguns "actions speak louder than words”, então é hora de treinar as perguntas:
"How can I help you?"
"What can I do for you?"
Segundo Chapman, "some people like things to feel appreciated". Ou seja, alguns se sentem apreciados quando ganham algo. Os "gifts" podem ser:
"Giving undivided attention", isto é, dar atenção total faz com que o outro se sinta valorizado. Dizem os autores: "Questions and acknowledgments about their family, their hobby, their weekend or a special event they attended are always welcome."
Veja alguns exemplos:
"How did Johnny's tournament turn out this weekend?"
"Is your mom getting better?"
"How was your weekend?" (listen and ask more questions)
A linguagem física é poderosa mas requer cuidados, pois algumas pessoas não gostam de ser tocadas, ou podem entender errado a sua intenção. Outras pessoas, no entanto, se sentem apreciadas quando são tocadas adequadamente, ou "appropriately touched". Um exemplo é o famoso tapinha nas costas, ou pat on the back.
Rosangela Souza é fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e da ProfCerto. Também é professora de técnicas de comunicação, gestão de pessoas e estratégia no curso de Pós-Graduação ADM da Fundação Getúlio Vargas.