Carreira

5 cursos rápidos para profissionais do setor de energia

Harvard, MIT, HEC Paris e Universidade da Califórnia oferecem programas de 2 a 15 dias para responder a questões pontuais da área de energia

Funcionário em plataforma da Petrobras:  cursos no exterior para a área de energia custam a partir de 1.600 dólares (Divulgação/EXAME)

Funcionário em plataforma da Petrobras: cursos no exterior para a área de energia custam a partir de 1.600 dólares (Divulgação/EXAME)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 21 de julho de 2011 às 16h49.

São Paulo – O potencial da camada do pré-sal e o universo de possibilidades das fontes de energia alternativa, entre outros fatores, colocou o setor de energia no Brasil em um período de visível expansão. Fato que impõe novos desafios para quem atua no setor.

De olho nesse mercado, instituições de ensino como Universidade de Harvard e MIT oferecem alguns programas de curta-duração para profissionais do setor. Os cursos, que tem até 15 dias de duração, tem o objetivo de responder apenas questões pontuais.

Os assuntos abordados vão de regulamentações globais da área até projetos de inovação voltados para energias alternativas. Os preços variam de cerca de 1.500 dólares a 16 mil euros - neste caso, com acomodação incluída.

Universidade de Harvard

Global Energy Seminar

 

De que maneira a globalização pode impactar os negócios de energia? Durante os quatro dias de seminário, os participantes irão estudar meios para lidar com as novas regras da conjuntura global.

Entre os tópicos abordados nesse curso de curta-duração de Harvard estão geopolítica atual, estratégias para lidar com diferentes governos – incluindo nações mais fechadas -, gerenciamento de riscos e inovação tecnológica.

Local: Estados Unidos
Duração: 4 dias
Custo: 8.250 dólares
Inscrições: pelo site da Harvard Business School.
 


HEC – Paris

Advanced Certificate in Energy

(Wikimedia Commons)

Ministrado em inglês, esse curso da HEC Paris irá abordar desde a geopolítica da energia até os tratados ambientais internacionais, passando por fontes alternativas e o renascimento da energia nuclear.

O curso será realizado em dois módulos diferentes – um em Qatar e outro na França. Os créditos do programa podem ser utilizados no MBA de energia da HEC Paris.

O MBA tem duração de 60 dias ao longo de um período de 17 meses.

Local: Doha, Qatar (maio de 2012 ) e Paris, França (outubro de 2012)
Duração: 2 semanas
Custo: 16 mil euros (acomodação e material acadêmico inclusos)
Inscrições: pelo site da HEC Paris

MIT

Clean Energy Ventures: Creating Innovative New Businesses Through Entrepreneurial Management

(Wikimedia Commons)

Voltados para executivos seniores, esse curso de 5 dias do MIT tem o objetivo de oferecer ferramentas para a elaboração de projetos inovadores no setor de energia limpas.

Durante o programa, os participantes irão analisar as melhores e as piores práticas do setor, aprender a elaborar um ecossistema inovador e conhecer as últimas tecnologias voltadas para a área de energias limpas.

Local: Estados Unidos
Duração: 4 dias (válidos para créditos em certificado)
Custo: 9.950 dólares
Inscrições: pelo site do MIT 

Universidade da California - Berkeley

Economics of Energy and the Environment

(Divulgação)

Profissionais com pouca experiência ou conhecimento nas regras do mercado de energia são o foco desse programa da Universidade da Califórnia.

Ao longo de dois dias, o curso explora as relações entre as operações no mercado de energia e as regulamentações que as norteia. Entre os assuntos abordados estão combustíveis alternativos, políticas de emissões, padrões de eficiência energética e como integrar energias renováveis à rede.

Local: Estados Unidos
Duração: 2 dias (válidos para créditos em certificado)
Custo: 1.625 dólares (valor referente ao programa de 2010)
Informações:
pelo site da Haas School of Business

Cleantech Executive Program

De olho em conceitos de economia, inovação e política, o curso de dois dias da Universidade da Califórnia tem o objetivo de auxiliar os participantes a melhorar o comércio de tecnologias limpas.

No primeiro dia, o curso irá explorar a maneira como as atuais regras do setor impactam a maneira como as empresas podem elaborar seus próprios projetos A ideia é mapear as iniciativas que correm todos os Estados Unidos.

O segundo módulo, por sua vez, foca em conceitos de economia e sua relação com a inovação no setor. Nesse dia, os participantes terão acesso a modelos de negócios eficazes para o negócio de tecnologias limpas.

Local: Estados Unidos
Duração: 2 dias
Custo: 2.400 dólares
Informações: pelo site da Universidade de Berkeley
 

Acompanhe tudo sobre:CursosMercado de trabalho

Mais de Carreira

Happytalismo: conceito criado no Butão diz que, sim! - é possível ser feliz no trabalho

Como o e-mail pode contribuir com o networking profissional

Conheça 8 comportamentos para deixar de lado e melhorar sua comunicação

Saúde mental impacta geração Z no trabalho, diz pesquisa no Reino Unido