São Paulo - A apresentação em slides é uma ótima ferramenta para fazer reuniões sobre resultados, projetos, avaliações e outras iniciativas dentro de uma companhia.
No entanto, diante de tanta informação, alguns profissionais podem achar difícil apresentar um assunto de forma atraente e objetiva para um fornecedor, chefe ou equipe de trabalho.
Pensando nisso, a assessoria especializada em comunicação corporativa La Gracia listou 4 passos para criar uma apresentação fracassada.
Dessa vez, a ideia é ensinar pela forma errada, usando como modelo a bula de remédio - um material de difícil leitura, com termos complicados e cheio de letras pequenas.
A seguir, confira o que você não deve fazer em sua apresentação corporativa:
1. Dificultando a leitura
Encha os slides de sua apresentação com textos enormes e ainda use letras pequenas – com fonte em 8, 12 ou, no máximo, 14, para dificultar ao máximo a leitura pelo seu público.
2. Complique o entendimento
Use diversos termos técnicos, palavras difíceis e siglas que ninguém conhece em seus slides.
3. Tudo no padrão
Use o mesmo padrão para cada slide. Se sua fonte escolhida for 12, então toda a apresentação deverá ser feita nesse tamanho. Não destaque nada. Se quiser destacar algo, apenas coloque um negrito no meio do texto.
4. Nunca pare de falar
Não faça pausas durante a apresentação. Ao invés de ensaiar o que será falado, apenas leia os slides (já que ninguém mais irá conseguir entender o que está escrito na tela).
Seja constante e, se ler rápido, faça isso praticamente sem respirar. Se você lê devagar, siga este ritmo até o fim da apresentação.
- 1. Onde foi que errei?
1 /7(Getty Images)
Você chega sempre no horário, nunca atrasou o prazo de nenhuma tarefa, está sempre colaborando com melhorias para a sua área e, mesmo assim, foi descartado daquela promoção. Talvez você não esteja fazendo nada de errado. Mas para ter certeza de que não está deixando nenhum detalhe passar despercebido, faça uma autoanálise de acordo esta lista que o site Learnvest preparou com os cinco erros mais comuns que podem estar te prejudicando no trabalho. Todos eles foram identificados de acordo com especialistas em carreira e ambiente de trabalho. Confira a seguir.
- 2. Não saber lidar com fracassos
2 /7(stock.xchng)
Lidar com certos contratempos no escritório, como perder uma conta importante ou não ter alguma opinião considerada pela equipe em uma reunião, pode ser intimidador para algumas pessoas. Para quem se cobra muito, levar um “não” pode ter um efeito paralisante e desanimador, fazendo com que o profissional pare de assumir algumas responsabilidades que poderiam destacá-lo no trabalho. O que fazer: imprevistos e erros fazem parte de toda carreira – e é através dele que se aprende. A solução para quem sempre fica muito desanimado nestes casos é mudar a própria mentalidade. Em vez de recuar, é preciso aceitar novos desafios e tomar alguns riscos, como sugerir uma campanha diferente para a empresa ou assumir a responsabilidade de conseguir um novo cliente. Defina um objetivo diferente todo mês para sair de sua zona de conforto. E se resultar em fracassos, aprenda com eles.
- 3. Não se autopromover
3 /7(Justin Sullivan/Getty Images)
Em muitos ambientes de trabalho, cabe ao profissional se autopromover sempre que traz bons resultados para a companhia. É importante destacar quando se faz um bom trabalho que pode passar despercebido pelos líderes no escritório. Muitas pessoas não se autopromovem por pensar que é antiprofissional tentar se sobressair por algum trabalho louvável ou porque presumem que seus colegas e chefes já estão cientes da conquista. O que fazer: tenha sempre em mente que o ambiente de trabalho é muito competitivo, e que outros funcionários igualmente qualificados podem se destacar mais do que você e conseguir a promoção por serem mais reconhecidos pelos líderes. A não ser que seu chefe reconheça seu bom trabalho logo que você o entrega, nunca deixe de mencionar aquele problema ou projeto no qual se esforçou tanto para terminar. Outra solução apontada pelos especialistas é sempre deixar seu chefe a par de um processo que está cuidando. Assim, quando for assumir uma tarefa que exija muita capacidade, assegure-o de que você está à altura lembrando-o do quanto sua performance foi boa em tarefas passadas semelhantes.
- 4. Dizer “eu” em vez de “nós”
4 /7(ThinkStock)
Concentrar-se unicamente em seu sucesso ou reconhecimento pessoal, traçando objetivos apenas individuais, pode te prejudicar dentro da companhia. Afinal, você está dentro de uma equipe para atingir benefícios para a empresa como um todo. E se seus líderes percebem que você está focado em atingir os interesses da companhia, as chances de eles te promoverem é ainda maior. O que fazer: antes de realizar alguma ação no trabalho, pense se o resultado atingirá a equipe como um todo ou se é algo que apenas te interessa pessoalmente, sugere o especialista em carreira e ambiente de trabalho, Patti Johnson.
- 5. Negar pedidos de novas tarefas
5 /7(Creative Commons/Flickr/Ryan Ritchie)
Não basta fazer apenas o que está no seu contrato de trabalho. Se quiser se destacar e conseguir uma promoção, mostre sua capacidade também em outras tarefas e encare a firma como um campo aberto para explorar suas capacidades. O que fazer: para ter boas justificativas na hora de pedir um aumento ou uma promoção, é preciso mostrar que além de dominar muito bem o seu trabalho atual você também consegue assumir responsabilidades adicionais que estão fora da sua posição. Porém, tome cuidado para não pegar mais tarefas do que pode aguentar. Não adianta assumir uma atividade que você não conseguirá cumprir ou até mesmo deixar de lado o seu próprio trabalho para tentar se destacar. Tente equilibrar suas obrigações e os trabalhos extras estimando o tempo que levará para completar cada um deles, dentro das suas possibilidades.
- 6. Agora veja as formações "diferentes" de executivos que chegaram ao topo
6 /7(Stock.Xchange)