Carreira

4 motivos para dizer sim ao happy hour

Não costuma frequentar os happy hours da sua empresa? Entenda por que o tradicional encontro pode trazer benefícios interessantes para a sua carreira


	Happy hour: de volta ao escritório, a cumplicidade criada na mesa do bar facilita negociações
 (HeadCRasher/Creative Commons)

Happy hour: de volta ao escritório, a cumplicidade criada na mesa do bar facilita negociações (HeadCRasher/Creative Commons)

Claudia Gasparini

Claudia Gasparini

Publicado em 9 de janeiro de 2015 às 13h29.

São Paulo - Chega o fim do expediente e, para compensar um dia estressante no escritório, seus colegas de trabalho decidem convocar um happy hour. Vale a pena aderir?

Para muitas pessoas, o tradicional encontro depois do trabalho parece perda de tempo. Não é. Pelo menos é o que sugere Carlos Felicissimo, diretor geral da consultoria 4hunter.

Segundo ele, o happy hour tem valor porque anda difícil construir relações profundas com outras pessoas na maioria dos ambientes de trabalho, sobretudo os que exigem um comportamento mais formal.

"O mundo corporativo anda muito verticalizado, então há pouco espaço para conhecer os colegas na rotina", diz ele.

Embora não seja a única forma de fazer isso, o happy hour pode ser uma ótima oportunidade para praticar networking, melhorar suas relações com a equipe e, de quebra, respirar um pouco.

Ainda está em dúvida se deve participar? Veja, a seguir, quatro pontos para ter em mente quando chegar o próximo convite:

1. Você pode descobrir fatos surpreendentes sobre seus colegas
Segundo Carlos Felicissimo, o clima informal do happy hour permite conhecer mais intimamente as pessoas. "Muitas vezes surgem conversas que revelam coincidências e afinidades inesperadas", afirma. 

Você pode descobrir, por exemplo, que você e o seu colega moraram na mesma cidadezinha na adolescência, ou que vocês gostam das mesmas séries de TV. "Perceber o que vocês têm em comum ajuda a criar laços genuínos", diz o especialista.

2. De volta ao escritório, o trabalho renderá mais
As amizades criadas na mesa do bar terão reflexos positivos sobre o dia a dia profissional. Isso porque, segundo Felicissimo, colegas que se conhecem além do escritório tendem a estabelecer uma parceria mais sólida no escritório.

A confiança e a cumplicidade facilitam negociações e criam um clima geral de colaboração. "A verdade é que as relações pessoais é que mandam no mundo", diz ele.

3. A ocasião é perfeita para fazer networking
Além de aprofundar sua relação com seus colegas diretos, o happy hour também permite que você amplie seus contatos de forma geral, incluindo pessoas de outros departamentos ou até empresas. 

Como qualquer outro encontro casual, o happy hour estabelece vínculos subjetivos que podem beneficiar a sua carreira a longo prazo.

4. É preciso relaxar
Esfriar a cabeça de vez em quando é essencial para ter mais produtividade, melhorar os relacionamentos profissionais - e até sair ganhando em qualidade de vida.

Os momentos para aliviar o estresse, entretanto, não precisam ser restritos à mesa de bar. "Os profissionais precisam de pequenos happy hours diários, uma pausa para sair ao ar livre, contar uma história engraçada, tomar um café", diz Carlos Felicissimo. "Essas descontrações não podem acontecer só na sexta-feira à noite".

Acompanhe tudo sobre:Ambiente de trabalhocarreira-e-salariosDicas de carreiraNetworking

Mais de Carreira

Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescer

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?

Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman