10 lições da Apple para montar uma grande apresentação
Autor de "Faça como Steve Jobs: Realize Apresentações Incríveis em Qualquer Situação" listou práticas do cofundador da Apple para montar grandes apresentações
Da Redação
Publicado em 17 de junho de 2014 às 21h13.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h09.
São Paulo - Autor do livro "Faça como Steve Jobs : Realize Apresentações Incríveis em Qualquer Situação", o consultor americano Carmine Gallo listou algumas práticas realizadas pelo cofundador da Apple para montar grandes apresentações. A primeira dica do escritor é pegar uma folha de papel e esquematizar as etapas da palestra, incluindo cada fala, gesto e interação com a plateia.
Logo no início da apresentação, o público deve perceber claramente que a pessoa à frente do palco tem total identificação com a marca. Para isso, ao criar sua palestra, é necessário estar apaixonado pela ideia e ter a certeza de que ela poderá mudar a vida das pessoas.
A Apple sabe contar histórias em suas apresentações: há um grande problema a ser resolvido e, com isso, a empresa desenvolve uma solução inovadora para superar a situação. Ao criar essa atmosfera, as pessoas ficarão atentas à essa narrativa com início, meio e fim.
Para anunciar o seu grande projeto, não se perca em um discurso sem fim. Resuma a ideia com uma mensagem forte e desenvolve algumas mensagens capazes de apoiar essa afirmação. Se a apresentação é complexa, crie analogias e expressões capazes de deixar a fala menos densa.
A clareza na mensagem transmitida também deve ser planejada na apresentação visual. Os slides devem conter apenas as informações necessárias. Se possível, utilize imagens ao invés de palavras escritas e sempre apresente números que podem sustentar as suas explicações.
O público ficará muito mais impressionado com a sua fala se observar o equipamento em funcionamento. Por isso, faça uma exibição que demonstre as inovações do produto e como elas podem melhorar a vida das pessoas na prática.
Monopolizar a fala durante uma apresentação não costuma ser uma boa ideia para atrair a atenção do público. Com diferentes vozes no palco, é possível exibir a variedade de ideias e deixar as pessoas interessadas no assunto por mais tempo.
Apesar do ensaio ser um momento muito importante, o discurso não pode ser sentido pelo público como algo mecânico. Ao falar de um jeito natural, como em uma conversa informal, as pessoas conseguirão se identificar com quem está no palco. Para não se perder durante a palestra, basta memorizar quais são as mensagens mais importantes de cada slide exibido.
Para prender a atenção da plateia, reserve o momento final da apresentação para revelar uma surpresa. Com um toque de suspense, os instantes que precedem o clímax serão responsáveis por gerar uma experiência inesquecível ao público, tornando seu produto memorável.
Mais lidas
Mais de Carreira
Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuaçãoPedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova leiBrasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalhoComo usar a técnica de Delphi para tomada de decisões