10 home offices que podem deixar você (bem) mais produtivo
Confira dez exemplos de ambientes de home office que estimulam a produtividade e inspire-se
Camila Pati
Publicado em 13 de agosto de 2015 às 06h04.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h36.
São Paulo – A cada dia menos chefes torcem o nariz ao ouvir a expressão home office . Pesquisa recente da Robert Half aponta que em três anos 44% dos diretores de recursos humanos do Brasil ampliaram a adoção do teletrabalho . O levantamento que teve a participação de 1.675 gestores de 12 países, sendo 100 do Brasil, mostra que, globalmente, 29% dos participantes enxergam um aumento do uso de home office como modalidade de trabalho. O aumento da produtividade é o resultado do ganho de autonomia e flexibilidade com o teletrabalho, segundo a percepção de 75% dos entrevistados. Mas a equação só fecha se disciplina for um componente com peso dobrado. De acordo com a equipe da Robert Half, cumprir horário de expediente, manter o networking e estabelecer metas diárias e semanais são hábitos imprescindíveis para quem quer ter sucesso trabalhando em casa. Outro fator importante é a escolha do local de trabalho. Espaço determinado, bem iluminado, confortável e com as ferramentas necessárias à mão também colaboram para a produtividade. Veja, nas fotos, exemplos de ambientes de home office e inspire-se para montar o seu escritório em casa. As imagens foram cedidas pelo portal Viva Decora.
Para estimular a criatividade de quem usa o espaço, a escolha foi pela cor amarela que também enriquece os detalhes. O projeto é de Roberto Carril.
A mesa de acrílico ou de vidro transparente é ideal para quem quer tornar o espaço de trabalho mais amplo e também sofisticado. O projeto é de Marília Veiga.
Um ambiente que transpareça a personalidade e os gostos do profissional é muito mais confortável para trabalhar. O projeto é de Adriana Noya.
Um canto despretensioso da casa que se transformou em home office. O projeto da Escala Arquitetura trouxe uma solução para quem não tem muito espaço em casa, mas quer definir um local de trabalho separado do resto.
A escolha dos móveis neste projeto de home office teve o objetivo de aproveitar o espaço da melhor maneira, além de priorizar a iluminação natural. Quem assina é Patrícia Kolanian Pasquini.
Nem sempre é possivel reservar um cômodo para o home office. Neste caso, a solução foi apostar na convivência (pacífica, de preferência) entre lazer e trabalho. Usar madeira na decoração deixa o ambiente aconchegante. O projeto é assinado por Patrícia Kolanian Pasquini.
Manter os itens de trabalho sempre à mão é uma das recomendações para ser produtivo usando home office. Uma maneira de fazer isso pode ser apostando no uso de prateleiras. O projeto é de Pascali Semerdjian.
Um ambiente bem iluminado ajuda na concentração, requisito essencial da produtividade. No projeto, focos de luz foram colocados acima da mesa. O projeto é de Cyntia Sabat.
Mais uma solução para quem não tem um cômodo só para fazer de escritório, mas quer delimitar uma área específica para trabalhar. Luz natural e madeira garantem aconchego e iluminação. O projeto é assinado por Eduarda Corrêa.
Luz natural e ventilação são dois compenentes que estimulam a produtividade. E este projeto assinado por BY Arquitetura priorizou justamente estes dois item para a criação do espaço de home office.
Mais lidas
Mais de Carreira
Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisaComo preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam AltmanSam Altman diz que usou esta estratégia para viver sem arrependimentos: 'Arriscado é não tentar'