Bússola

Um conteúdo Bússola

Senador de SE e deputado do RS disparam nas redes

FSBinfluênciaCongresso lista semanalmente congressistas que mais se destacam nas redes sociais

Senador Alessandro Vieira  (PPS/Reprodução)

Senador Alessandro Vieira (PPS/Reprodução)

Mariana Martucci

Mariana Martucci

Publicado em 9 de dezembro de 2020 às 20h26.

Última atualização em 10 de dezembro de 2020 às 08h25.

A aprovação de projeto que estabelece prioridades de vacinação contra a Covid-19 levou o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), autor da proposta, a subir 15 posições no ranking FSBinfluênciaCongresso e alcançar o 10° lugar.

Outro parlamentar que ganhou espaço no ranking foi Davi Alcolumbre (DEM-AP), que esteve em evidência devido à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a reeleição às Mesas do Congresso. Ele subiu cinco posições em uma semana, colocando-se em 13° no levantamento. O tema também alavancou o senador Lasier Martins (Podemos-RS), que usou as redes sociais para criticar eventual recondução dos dirigentes do Legislativo. O gaúcho avançou oito lugares e chegou à 8ª colocação.

Mesmo movimento fez o senador Paulo Paim (PT-RS), que subiu cinco degraus após ganhar o noticiário por ter sido excluído pela Fundação Palmares da lista de personalidades negras. Paim ficou no 15° lugar do levantamento. Em direção oposta seguiu o senador Reguffe (Podemos-DF), que caiu 11 posições por ter se afastado das redes sociais na última semana, sem fazer postagens.

Os parlamentares do pelotão de frente do ranking, na semana entre 1° e 7 de dezembro apenas trocaram de posições: Álvaro Dias chegou ao 1° lugar; Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) ao 2°; e Humberto Costa (PT-PE), que liderava o levantamento, caiu para 3°.

Confira aqui o ranking da semana no Senado Federal.

Câmara dos Deputados

A polêmica em torno da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a reeleição no Congresso também pautou a discussão na Câmara dos Deputados. As críticas ao andamento do julgamento virtual fizeram o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) disparar 19 posições no ranking FSBinfluênciaCongresso. O parlamentar gaúcho ficou na 19ª colocação.

Com participação diária nas redes em defesa do governo Bolsonaro, o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) chegou ao 6° lugar do levantamento, após avançar dez degraus. Ritmo idêntico teve o deputado Capitão Derrite (PP-SP), que também subiu dez colocações e chegou à 15ª posição.

A bancada do PSL domina o topo do levantamento com deputados nas seis primeiras posições. O quarteto Carla Zambelli (SP), Bia Kicis (DF), Eduardo Bolsonaro e Filipe Barros (PR) seguem firmes na liderança, ocupando o ranking nessa ordem. Juntaram-se a eles Carlos Jordy (RJ), que alcançou o 5° lugar após avançar oito casas, e Daniel Silveira. Além deles, o partido tem o deputado Luiz Philippe O. Bragança (SP) entre os 20 mais influentes. As maiores bancadas estaduais – São Paulo e Rio de Janeiro – possuem o maior número de representantes na lista.

Confira aqui o ranking da Câmara dos Deputados.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCongressoRedes sociaisSenado

Mais de Bússola

Complexo empresarial quadruplica pontos para carregamento de carros elétricos

Agenda ESG do Grupo RZK projeta concluir meio milhão de mudas plantadas até 2025

Debêntures e fundos de investimentos lideram a captação no mercado de capitais 

Estratégia de ano novo: com acesso mobile, AYA Books aposta em livros para planejamento financeiro