Exame Logo

Por que a Renner apostou no debate para celebrar o Dia Internacional da Mulher

Marca contratou influenciadora para ir às ruas e perguntar "o que é liberdade pra você?", e respostas revelam tamanho da desigualdade de gênero

Ana Terra fazendo perguntas durante o evento Verão Mais Elas, na praia de Ipanema (Renner/Divulgação)
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 7 de março de 2024 às 17h04.

Pergunta simples, resposta complexa… e, muitas vezes, reveladora sobre nossa sociedade e o quanto ela ainda precisa avançar em pautas urgentes. "O que é liberdade pra você?" é o mote da ação da Renner para celebrar a semana do Dia Internacional da Mulher . O objetivo é um só: incitar o debate sobre questões de gênero, já que o conceito de liberdade pode mudar muito de acordo com o gênero.

Para isso, a marca convidou a influenciadora Ana Terra ( @anaterra.oli ) para entrevistar pessoas pelas ruas do Rio de Janeiro. “ Estar com outras mulheres ” e “ me expressar da forma que eu quero sem ser julgada ” foram duas das respostas mais notáveis ouvidas pela equipe.

Veja também

A post shared by Anaterra Oliveira (@anaterra.oli)

Por que apostar no debate?

No vídeo, não são apenas mulheres que respondem à pergunta. Ana Terra também entrevistou homens, e o resultado final utiliza edição para contrapor as respostas e estimular o debate.

A aposta da Renner numa ação que, se mal preparada, poderia gerar polêmicas ou desavenças, vem da estratégia focada em manter a presença no dia a dia do consumidor.

A criadora de conteúdo Ana Terra, foi escolhida especialmente pelo seu carisma e habilidade de gerar entrevistas descontraídas, permitindo a abordagem de temas mais sérios com tom leve.

Criando intimidade e cumplicidade com seu público-alvo

Para a varejista, o período que precede o Dia Internacional das Mulheres é muito importante já que seu público é composto em sua maioria por mulheres de 18 a 38 anos, de classe média/alta.

Segundo aRenner, o principal objetivo da estratégia de comunicação da marca é estimular as mulheres a exercerem suas escolhas em diversos contextos da vida, não só na moda.

No mês da mulher, queremos de forma muito carinhosa e genuína, estimular reflexões sobre a liberdade feminina em todos os seus aspectos, uma conquista importante e que precisa ser exercida e ampliada dia a dia ”, afirma a diretora de marketing do ecossistema da Lojas Renner, Renata Altenfelder.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Acompanhe tudo sobre:Rio de JaneiroRennerDia Internacional da Mulher

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Bússola

Mais na Exame