Bússola

Um conteúdo Bússola

Novo indicador usa dados do Google e outros buscadores para manter marca relevante

Combinado com o Share of Market, dado pode ser crucial em estratégias de marketing 

Entenda o que é o Share of Search (SOS) (NurPhoto/Getty Images)

Entenda o que é o Share of Search (SOS) (NurPhoto/Getty Images)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 11 de setembro de 2024 às 07h00.

“Se não está no Google, não existe”. Já existem pesquisas que indicam que isso é mesmo verdade. Quanto mais presente nos resultados dos buscadores, maior a chance do negócio dominar o mercado. 

Em 2020, o estudo “A new way to track brands and advertising”, pela Adam&eveDDB, mostrou que se uma marca possui alta proporção de buscas online, existe uma probabilidade de 83% ou mais dessa proporção se traduzir em participação de mercado.

O dado tem demonstrado tanta importância que já tem um nome: “Share of Search (SOS)”.

O que é o Share of Search?

“Participação de buscas” ou “Share de Busca”, o Share of Search é um indicador que expressa a proporção de buscas alcançada por uma marca na comparação com os percentuais obtidos por outras marcas

Diferentemente do “Share of Voice (SOV)”, que mede a presença de uma marca em todos os tipos de mídia, o SOS foca exclusivamente nas buscas realizadas em motores de busca como o Google.

“O SOS atua como um termômetro para prever o ‘Share of Market’ (parcela de mercado). Esses indicadores, quando analisados em conjunto, demonstram como o engajamento nas buscas on-line e a presença na mídia podem influenciar a participação de mercado, diz Ricardo Monteiro, COO da Tunad, empresa de inteligência de mídia.

Quais as principais características do Share of Search?

Segundo Monteiro, no mundo do marketing, o SOS tem alcançado credibilidade e é considerado uma ferramenta mais acessível, ágil e preditiva. 

  • Com o SOS, é possível mensurar efeitos de anúncios no curto ou no longo prazo. 
  • Ele reflete diretamente o interesse e a intenção dos consumidores, fator crucial para a construção de uma marca forte e reconhecida.

“Este novo método não apenas redefine como as marcas podem monitorar sua saúde e força no mercado, mas também oferece uma ferramenta valiosa para ajustar estratégias e garantir o crescimento planejado de uma marca através de suas atividades de marketing, observa o executivo.

E qual a relação do SOS com o Share of Voice (SOV)?

Segundo Monteiro, alguns estudos apontam que o Share of Search pode ser considerado como uma evolução do SOV

Na prática, as duas métricas se complementam, uma vez que o SOV mostra a pressão de mídia. Se agregados, a pressão de mídia com a eficiência de conversão da campanha, o resultado é um indicador de construção de awareness.

“Quando conjugamos a análise de todos esses indicadores, temos um resultado muito mais assertivo para avaliar como a comunicação está influenciando o ‘Share of market’. Por outro lado, entendemos também que há uma complexidade em mensurar as buscas por uma marca com rigor necessário”, conclui Monteiro.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube 

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades 

 

Acompanhe tudo sobre:estrategias-de-marketing

Mais de Bússola

O que são comunidades corporativas? 

IA: Sabesp, Gerdau, Mater Dei e outros 5 exemplos de como as empresas estão utilizando a tecnologia

Por que a IA deu certo e o metaverso não?

Saiba como aderir ao Mercado Livre de Energia, que deverá atrair mais de 27 mil empresas até 2025