Exame Logo

Diversidade: estamos aprendendo com o erro?

Especialista em comunicação digital alerta sobre a importância da inclusão para a relevância das marcas e o futuro dos negócios

(Lyubov Ivanova/Getty Images)

Mariana Martucci

Publicado em 28 de outubro de 2020 às 20h04.

Última atualização em 28 de outubro de 2020 às 20h10.

É natural que todo processo de aprendizado traga momentos de erros, acertos e reflexões. Mas a liderança empresarial brasileira precisa entender o que a temática da diversidade significa para o futuro do seu negócio. E errar menos para aprender. O último episódio relevante sobre o tema levou o Nubank do amor ao ódio nas redes sociais para, enfim, direcionar a empresa a estruturar uma agenda de reparação, divulgada nesta semana.

O que as palavras propósito, investimentos, seguidores, responsabilidade, gênero, pretxs, stakeholders, causa, comunidade, cancelamento, LGBTQIA significam hoje para você? Temas isolados ou conectados? Quantos pretxs tem em sua equipe? Quantas mulheres lideram decisões? Você sabia que, segundo a McKinsey, empresas que possuem quadro de funcionários mais diversos tendem a obter 21% mais lucro quando há diversidade de gênero e 35% quando há diversidade racial?

Veja também

O ESG não à toa tem o “S” em sua composição. Não há mais escolha. Marcas sem projetos que visam o futuro, marcas sem causa, marcas sem olhar nossa sociedade como parte de seu legado são marcas passivas e apáticas. Entre palmas e cancelamentos, seus líderes serão cada vez mais observados (e cobrados) pela sociedade pelo que dizem e, principalmente, pelo que fazem. E o que eu, você, o CEO da sua empresa estamos fazendo hoje?

*Diretora de Digital da Loures Consultoria

Siga Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Acompanhe tudo sobre:Diversidade

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Bússola

Mais na Exame