Fachada de loja da Centauro, uma das principais marcas do Grupo SBF (Bússola/Divulgação)
Plataforma de conteúdo
Publicado em 19 de março de 2024 às 07h00.
Estratégia é tudo. E para uma empresa tão grande quanto o Grupo SBF – que reúne grandes marcas do varejo, como Centauro e Fisia – o foco nas tendências do mercado pode fazer toda a diferença.
Em 2023, o grupo passou por um forte processo de investimento em logística e funcionalidade de canais físicos e digitais. A empresa aderiu mais à omnicanalidade e focou na eficiência operacional através da diluição de despesas. Os resultados:
“Estamos confiantes em relação à melhora da rentabilidade e redução da alavancagem, ancoradas no trabalho de eficiência realizado em 2023 e no planejamento seguro e responsável estruturado para 2024 e 2025”, afirma Pedro Zemel, CEO do Grupo SBF.
Em 2023, a Centauro priorizou o aumento da rentabilidade, ajustando as expectativas de receita e reduzindo custos.
A expansão da margem reflete a estratégia de maximizar a rentabilidade do canal digital com a melhora do retorno sobre investimento (ROI). Isso foi feito através de:
Com essa atuação, o percentual de clientes que compram no canal digital e retiram os produtos em uma das lojas físicas aumentou 11,8% ao longo do ano.
Na operação da distribuidora oficial da Nike no Brasil, o Grupo SBF deu continuidade aos investimentos com foco nos canais DTC (direct-to-consumer).
Como destaque do digital, a Fisia lançou o aplicativo próprio da Nike no início de dezembro, que, em apenas um mês de operação, correspondeu a 50% das vendas na categoria 1P (vendas diretas ao consumidor).
Em 2024, as prioridades estratégicas do Grupo SBF estão direcionadas para um crescimento seguro e responsável, com objetivo de aumentar a rentabilidade através da retomada da margem bruta e da otimização do capital de giro.
A companhia concentrará esforços na expansão do lucro bruto por m² através da melhoria da eficiência operacional das lojas e de maior assertividade na precificação dos produtos.
No canal digital, o grupo espera a retomada do crescimento através de um sortimento cada vez mais alinhado às necessidades dos consumidores.
A prioridade é retomar a rentabilidade por meio da redução de markdowns.
A companhia também pretende concentrar os esforços na redução estrutural da necessidade de capital de giro da operação.
“O nosso plano é trilhar um caminho que fortaleça não apenas nossa saúde financeira, mas também respeite e ultrapasse as expectativas de nossos stakeholders, assegurando uma base sólida para o crescimento sustentável e próspero da empresa no longo prazo”, conclui Pedro Zemel.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube