Acompanhe:

Com impressão 3D, Fix it propõe tratamento ortopédico sustentável

Healthtech desenvolve imobilizadores articulares feitos de plástico termomoldável e biodegradável, diminuindo lixos hospitalares

Modo escuro

Continua após a publicidade
Soluções são arejadas, higienizáveis, resistentes e à prova d’água. (Divulgação/Divulgação)

Soluções são arejadas, higienizáveis, resistentes e à prova d’água. (Divulgação/Divulgação)

B
Bússola

Publicado em 13 de outubro de 2021 às, 16h42.

A Fix it está reinventando a forma como as pessoas tratam lesões ortopédicas que necessitam de imobilização. A startup desenvolve soluções que auxiliam no procedimento de fraturas e na recuperação de casos pós-cirúrgicos. São mais de vinte modelos em seu portfólio, contemplando membros superiores e inferiores, feitos de plástico termomoldável e biodegradável. Os imobilizadores articulares produzidos pela healthtech possuem um design inovador, que facilita na hora de imobilizar o paciente de forma rápida, e ainda diminui a produção de lixo hospitalar.

Ao contrário do gesso, por exemplo, que coça, esquenta, pesa e fica com mau cheiro, as soluções da Fix it são arejadas, higienizáveis, resistentes e à prova d’água. De acordo com o Ministério da Saúde, as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), que atingem a classe trabalhadora em seus diversos ramos de atividade, representam o principal grupo de agravos à saúde e estão entre as mais frequentes no Brasil.

“Nesse contexto, temos em mente que os procedimentos utilizados em fraturas devem ser os mais práticos, eficientes e confortáveis possíveis e com os modelos tradicionais de imobilizadores isso não acontece. Nós aliamos novas tecnologias com a expertise de vários profissionais para liderar um novo caminho no tratamento de lesões e imobilizações, com tecnologia, praticidade e conforto”, declara o fundador e CEO da Fix it, Felipe Neves.

As soluções da Fix it têm durabilidade de três anos e ainda podem ser remodeladas, em média, mais quatro vezes após a primeira aplicação, que é feita em, no máximo, cinco minutos. Ou seja, a alternativa não é somente para os pacientes, mas também para os profissionais que atuam em clínicas e hospitais, já que torna a imobilização mais ágil e prática.

Além disso, os imobilizadores têm um custo mais baixo em alguns cenários, como por exemplo em radiografias, já que são radiotransparentes e não precisam ser retirados, diferente do gesso que precisa de uma segunda aplicação.

“Nossa proposta é a de desengessar as soluções atuais em todos os seus aspectos, seja da perspectiva do usuário, do profissional e também do meio ambiente. O nosso objetivo é produzir imobilizadores para todas as articulações do corpo e estar presente mundialmente, levando uma solução acessível a todas as classes”, afirma Herbert Costa, fundador e COO da startup.

A Fix it disponibiliza duas opções de aquisição para os profissionais que estejam interessados em trabalhar com o produto, podendo investir em um negócio de baixo custo e com um alto retorno financeiro. O modelo de negócio é indicado para fisioterapeutas, ortopedistas, terapeutas ocupacionais, cirurgiões de mão e qualquer outro profissional de saúde que trabalhe com imobilização ortopédica. A empresa estima que com a venda de apenas dez soluções Fix it, o valor investido no primeiro modelo seja compensando.

Já no segundo, são necessárias 35 soluções vendidas. Ressalta-se que valor da solução segue uma tabela piso, no entanto a Fix it não interfere no valor que será cobrado pelo profissional. Acelerada pela ACE e pela Braskem, recentemente a Fix It recebeu investimento da Unimed e Maior Player de Saúde Latam. Agora, final de 2021, preveem crescimento de 150%.

“Continuaremos buscando conhecimento em diversas áreas. Acreditamos na importância da ciência e cada vez mais vamos investir em estudos voltados relacionados à área da ortopedia. Também estamos nos preparando para uma nova rodada de investimento e levar nossa empresa para além do território nacional”, diz Neves.

Atualmente, a marca também está em operação no Paraguai, Argentina e Uruguai, além de todo o território nacional

Siga a Bússola nas redes: Instagram | LinkedInTwitter | Facebook | Youtube

Últimas Notícias

Ver mais
Do saneamento à saúde, Brasil é o retrato das diferenças abissais
ESG

Do saneamento à saúde, Brasil é o retrato das diferenças abissais

Há um dia

Na China, ministro da Indústria promete 'alcançar novo tipo de industrialização' até 2035
Mundo

Na China, ministro da Indústria promete 'alcançar novo tipo de industrialização' até 2035

Há 2 dias

Afya é primeira empresa de educação e tecnologia para médicos a integrar programa de líderes da ONU
seloPatrocinado por AFYA

Afya é primeira empresa de educação e tecnologia para médicos a integrar programa de líderes da ONU

Há 2 dias

Por que marcas estão apostando em tecnologia e sustentabilidade no Lollapalooza?
seloMarketing

Por que marcas estão apostando em tecnologia e sustentabilidade no Lollapalooza?

Há 5 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais