Bússola

Um conteúdo Bússola

Bússola LIVE – LGBTQIA+ nas empresas: inclusão além do mês da diversidade

Webinar na quarta, às 12h, debate os desafios dos trabalhadores LGBTQIA+ e como a agenda da diversidade pode avançar no mercado

Diversidade: Ambientes saudáveis criam produtividade ainda maior (FatCamera/Getty Images)

Diversidade: Ambientes saudáveis criam produtividade ainda maior (FatCamera/Getty Images)

B

Bússola

Publicado em 26 de julho de 2021 às 07h00.

Última atualização em 9 de agosto de 2022 às 16h39.

Passado o mês do orgulho LGBTQIA+, celebrado em junho, quando as mais variadas marcas ganham as cores do arco-íris e a pauta da diversidade ocupa com mais força debates na sociedade, incluindo tanto o poder público quanto a iniciativa privada, como a agenda de inclusão tem sido trabalhada nas empresas no resto do ano?

Seja como clientes ou colaboradores, a comunidade LGBTQIA+ quer se sentir verdadeiramente representada pelas marcas, tanto na publicidade quanto no dia a dia das companhias. Não bastam campanhas pontuais. A inclusão deve ser um valor essencial do negócio. Segundo pesquisa da Nielsen/Toluna com os consumidores desse grupo, 72% afirmam que só compram de empresas que se posicionam contra a discriminação por identidade de gênero e orientação sexual.

Mais diversidade no ambiente corporativo significa também mais vantagem competitiva. Companhias com um quadro plural de funcionários – que têm diferentes origens, experiências e histórias de vida – são mais inovadoras e mais capazes de atrair talentos e conquistar novos mercados.

Se os temas da diversidade e da inclusão avançam e começam a ser discutidos com mais intensidade pelas empresas, ainda são muitos os desafios dos trabalhadores LGBTQIA+ no mercado de trabalho, onde falta acolhimento e sobra preconceito.

Levantamento do coletivo #VoteLGBT mostra os efeitos da pandemia sobre essa comunidade que é socialmente mais vulnerável. De acordo com os números, seis em cada dez tiveram diminuição ou ficaram sem renda por conta da Covid-19. Quase 42% das pessoas LGBT+ vivem em domicílios com insegurança alimentar. No caso das pessoas trans, o índice sobe para 57%.

Como tornar a sociedade menos desigual e mais inclusiva à população LGBTQIA+? E qual o papel das empresas nessa jornada rumo à diversidade? Essas e outras questões serão debatidas em webinar promovido pela Bússola, na próxima quarta-feira, 28 de julho, às 12h. Participarão do evento: Ana Abdalah, coordenadora de Talent Acquisition e Management da L’Oréal Brasil; Beta Boechat, publicitária da @FALA.agency, criadora de conteúdo no @betafala e autora da coluna Bússola Diversidade; Carlos Tufvesson, coordenador executivo da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio; e Larissa Medeiros Rocha, advogada trabalhista no BMA Advogados e autora do livro “Direito dos Trabalhadores LGBT”. A moderação será feita por Rafael Lisbôa, diretor da Bússola.

Para assistir à live e enviar suas perguntas, inscreva-se aqui!

Assine os Boletins da Bússola

Siga Bússola nas redes:  InstagramLinkedin  | Twitter  |   Facebook   |  Youtube 

Últimas lives:

Futuros Preferíveis – Transição para a economia verde

Energia limpa: oportunidades e ganhos com novas fontes renováveis

Logística e tecnologia: soluções para conectar o Brasil

Acompanhe tudo sobre:LGBTInclusão digitalDiversidade

Mais de Bússola

MindFlow: por que a produtividade real só acontece quando você está no lugar certo?

Parceria lança guia técnico para proteção da fauna em ferrovias

Hospital filantrópico aposta em tecnologia para acomodar envelhecimento populacional

Dia da Internet Segura: precisamos priorizar o letramento ético da geração Alfa