Bússola

Um conteúdo Bússola

Bússola Cultural: semana destaca arte e cultura indígena

Confira toda semana sugestões da Bússola com o melhor da programação cultural de São Paulo

Politize (Politize/Divulgação)

Politize (Politize/Divulgação)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 4 de agosto de 2023 às 15h00.

Oficina Fake News - Armadilhas e DesinformaçãoÇLA

Em 16/8, das 14h às 15h, na Biblioteca de São Paulo, em Santana,  terá a oficina “Fake News - Armadilhas e Desinformação”, com Isadora Quadros e Hernâni Pinheiro, do Politize!, a  qual discutirá as armadilhas de interpretação e veiculação de notícias e busca ensinar os participantes a identificar e evitar a circulação de fake news. Será com Isadora Quadros e Hernâni Pinheiro, do Politize, a partir de 12 anos, as inscrições estão abertas, aproveitem!

Gratuito, 16 de agosto, on-line, das 14h às 15h, Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, São Paulo, SP,  inscrição abertas no  link

Rodrigo Silva de Sá Pedro (Clarice Borges Pedro/Divulgação)

Autoritarismo e Democracia

Na Biblioteca Parque Villa-Lobos, terá a oficina “Autoritarismo e Democracia: muros e furos”, terças e quintas-feiras, de 15 a 24 de agosto. Qual a relação entre psicanálise, política, literatura e democracia? A atividade debate a presença do autoritarismo no sistema democrático brasileiro, relacionando o tema com a psicanálise e a linguagem, com Rodrigo de Sá Pedro. A partir de 18 anos em parceria com a  Unifesp.

Gratuito, on-line, terças e quintas-feiras, de 15 a 24 de agosto, das 10h às 13h, inscrições abertas 

Grafismos indígenas uma das produções artísticas dos povos originários foram pintados na fachada do Museu das Culturas Indígenas (MCI/Divulgação)

Realidades Indígenas em SP - Arte e artesanato como vivência

No Museu das Culturas Indígenas, em 12/8, das 11h às 13h, terá a atividade “Realidades Indígenas em SP - Arte e artesanato como vivência”. Como parte da programação do “agosto indígena”, povos de várias regiões do Estado de São Paulo falam sobre suas produções de arte, artesanato, grafismo, canto e dança. O evento integra o percurso de concepção colaborativa e coletiva da exposição de longa duração do MCI. 

Gratuito, presencial, 12/08/2023, das 11h às 13h, inscrição no link

MCI promove programação especial para o Dia Internacional dos Povos Indígenas (MCI/Divulgação)

Antirracismo e a situação feminina

Terá roda de conversa cujo tema é: “Antirracismo e a situação feminina” no Museu das Culturas Indígenas, em 06/8, das 15h às 17h. O bate-papo será com Amanda Pankararu para falar sobre como o racismo estrutural afeta, interfere e atravessa as populações indígenas e o papel das políticas públicas e instituições na luta antirracista. Amanda Pankararu participa como coordenadora de um Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica - Casa Beth Lobo Diadema. 

Grátis às quintas, presencial, 06/08/2023, das 15h às 17h, inscrição no link

As Fabricas oferecem varias atividades gratuitas como circo, dança e teatro (Fábricas de Cultura/Divulgação)

Conversa com Giva Manoel

Em 9/8, Dia Internacional dos Povos Indígenas, a Fábrica de Cultura Jaçanã convida duas lideranças indígenas para falar sobre a resistência da cultura e existência dos povos originários, em conversa também veiculada no YouTube, às 18h. Giva Manoel, indígena do contexto urbanizado, educomunicador, escritor, articulista do Portal 247 e da 1ª Conferência Livre Popular dos Indígenas do Contexto Urbano, aponta os aspectos mais utilizados pelos invasores para dominação e a negação das diversas violências como forma para consolidar o colono-capitalismo; e Sassá Tupinambá, militante na defesa dos direitos humanos dos povos indígenas, produtor cultural, educador ambiental e radioamador, conta a história do agosto Indígena e a importância da implementação da Lei 11.645/2008.

Gratuito, mais informações Fábricas de Cultura

Aline Pachamama estará no jardim da Casa das Rosas (Acervo pessoal/Divulgação)

Lançamento do livro Voz em Inhã Uchô  

O museu Casa das Rosas, localizado na Avenida Paulista, propõe a atividade Território, corpo, espírito: museu e ancestralidade no dia 5 de agosto, sábado, a partir das 15h, no espaço do jardim e com a convidada Aline Pachamama, do povo Puri da Mantiqueira, escritora, ilustradora, doutora em História Cultural pela UFRRJ, mestre em História Social pela UFF e idealizadora da Pachamama Editora (formada por mulheres indígenas). 

Na ocasião, Aline lançará o livro de própria autoria Voz em Inhã Uchô e destacará os motivos que a levaram a escrever, também presentes na obra. Entre eles, a escrita como caminho para dividir afetos, lutas e movimentos, e para desconstruir costumes e registros que invisibilizam, calam e extinguem os povos e causas indígenas. Pela Pachamama Editora, a escritora age em prol da valorização e preservação de línguas dos povos originários, e da divulgação de suas culturas a partir da história oral e memória, principalmente, de mulheres e anciãs.

Gratuito, mais informações Casa das Rosas

Exposição Pindorama - Existem indígenas em SP (Exposição Pindorama/Divulgação)

Pindorama: existem indígenas em São Paulo

A Oficina Cultural Alfredo Volpi, localizada em Itaquera, zona leste de São Paulo, apresenta a exposição Pindorama: existem indígenas em São Paulo formada por uma série de fotomontagens da Moara Tupinambá, artista visual e ativista das causas indígenas do povo Tupinambá. As obras mostram parte das histórias de pessoas que desempenham o papel de influenciadores em suas comunidades, mostrando que a ancestralidade, identidade e memória indígenas resistem em São Paulo. As visitas podem ser feitas de 5 de agosto a 11 de outubro, das 10h às 21h30 de terça a quinta-feira, e das 10h às 18h nas sextas e sábados. 

Gratuito, mais informações Oficinas Culturais

Nas Fabricas de Cultura crianças jovens e adultos podem participar (Fabricas de Cultura/Divulgação)

Escrita de projetos para editais

Na Fábrica de Cultura Diadema, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, terá a trilha “Produção Cultural: Escrita de Projetos para Editais”, de 10/08 a 26/10,  indicada para produtores e artistas que buscam aprofundar conhecimentos sobre leis de incentivo, editais e escrita de projetos.

Presencial, de 10/08 a 26/10, das 19h às 21h, inscrições aqui, mais informações aqui

Museu Índia Vanuíre em Tupã tem entrada gratuita (Museu Índia VanuIre/Divulgação)

Semana Tupã - Dia Internacional dos Povos Indígenas

A edição da "Semana Tupã", em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, será dedicada ao mundo do Grafismo Indígena, uma forma de arte ancestral que transcende os tempos e carrega a essência e os valores das diferentes etnias. O evento ocorrerá de 8 a 13 de agosto, no Museu Índia Vanuíre, em Tupã. O objetivo é fomentar o respeito, valorização e a preservação desse patrimônio cultural, ao mesmo tempo em que buscamos conscientizar a sociedade sobre a importância dos povos indígenas na construção da identidade brasileira. Em parceria com os indígenas do Oeste Paulista, que incluem as etnias Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, provenientes das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá. A programação incluirá rodas de conversa com representantes das etnias participantes, que compartilharão suas perspectivas sobre o grafismo e sua importância cultural. Além disso, terá  oficinas práticas ministradas por indígenas, em que os participantes poderão explorar as técnicas e simbologias desse rico universo artístico.

Gratuito, 8, 9, 10, 11, 12 e 13/8/23, de terça a domingo, às 9h e às 14h, Museu H. P. Índia Vanuíre na Rua Coroados, 521 – Tupã/SP, mais informações Museu Índia Vanuire

Um lugar ao sol e um lugar ao sul (Sirli Freitas/Divulgação)

Chegança: Um lugar ao sol e um lugar ao sul

No sábado, 12 de agosto, às 11h, o Museu da Imigração inaugura a nova exposição temporária intitulada "Chegança: Um lugar ao sol, um lugar ao sul" com retratos feitos pela fotojornalista Sirli Freitas, vencedora do XVI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia.

A exposição aborda a imigração haitiana em um interior do Brasil frio e hostil, composta por duas obras diferentes da fotógrafa Sirli Freitas, mas que se complementam em uma espécie de dialética, sendo uma como a antítese da outra. Assim, carregando de um lado a denúncia e do outro o anúncio, ambas, de forma inventiva, propõem novos imaginários, novas iconografias e novos pontos de vista para se olhar o real.

Abertura 12/08, às 11h, acesso gratuito para a abertura da mostra, Sala de exposições temporárias Hospedaria em Movimento (varanda), livre, sem necessidade de inscrição prévia, de terça a sábado, das 9h às 18h e domingo das 10h às 18h (bilheteria até às 17h), aos sábados o acesso é gratuito, nos demais dias R$10 (inteira) ou R$5 (meia), mais informações Museu da Imigração

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Barbie: o mundo (quase) cor de rosa das marcas fortes

PLAY: Após polêmica, os gorilas chegaram em Londres

Bússola Cultural: semana destaca festival de ópera e Bob Esponja

Acompanhe tudo sobre:CulturaIndígenasMinistério dos Povos IndígenasTeatroMúsicaDançaExposições

Mais de Bússola

Na feira NRF, varejo discutiu logística como ponto de partida para 2026

Por que empresas familiares estão adotando Phantom Shares para atrair executivos?

Opinião: toda empresa de sucesso corre o risco de virar um dinossauro

As 5 habilidades que vão definir a empregabilidade dos jovens em 2026