Aluno em sala de aula (Andreswd/Getty Images)
Plataforma de conteúdo
Publicado em 20 de setembro de 2024 às 07h00.
Curso livre, com início no dia 21, tem como objetivo preparar os estudantes para escrever uma boa redação na prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). É ministrado pela professora Naiara Costa dos Santos, a partir da análise de redações anônimas escolhidas como exemplos.
Duas peças com única apresentação são destaque no Palco Semente Sabesp, iniciativa de teatro infantil que acontece até o dia 29 de setembro no Teatro Sérgio Cardoso. No dia 22, às 11h, a Beijo Produções Artísticas apresenta o espetáculo circense Mundo Suassuna, inspirado na obra do autor paraibano Ariano Suassuna. No dia 24, às 15h, o Ballet de Paraisópolis apresenta Brincante, que une diversas coreografias do grupo, como “Dente de Leite”, sobre as questões do crescimento, e ‘Pé Rachado’, sobre a cultura nordestina em São Paulo e, especialmente, em Paraisópolis.
Com o intuito de fomentar a cultura tradicional caiçara, o encontro reúne 120 representantes de comunidades paulistas, além de representantes do Rio de Janeiro e do Paraná. O Fandango Caiçara é Patrimônio Cultural Imaterial registrado pelo IPHAN.
Fabi Fragoso traz releituras de grandes clássicos da Música Popular Brasileira, com repertório que engloba a bossa-nova, o samba, o chorinho e o baião. Clássicos de Nana Caymmi, Cartola, Elis Regina e Gal Costa estão entre os destaques do setlist.
Corpo artístico da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, a São Paulo Companhia de Dança leva três obras de seu repertório para um palco ao ar livre em Ilhabela. São apresentadas as obras “Ver o Ar Ouvir o Verão”, de Eduardo Fukushima; o clássico “Pas de Deux de O Corsário”, remontado a partir do original de 1858 de Marius Petipa; e “Agora”, de Cassi Abranches.
Apresentado pela atriz Helena Ignez, um dos grandes nomes do cinema nacional, “O Bandido da Luz Vermelha” (1968), de Rogério Sganzerla, é exibido gratuitamente como parte do projeto Luz na Tela, do Museu da Língua Portuguesa. O longa-metragem é uma das obras mais emblemáticas do movimento cinematográfico conhecido como cinema marginal, cujas principais produtoras de São Paulo eram localizadas na região da Luz conhecida como “Boca do Lixo”.
Como parte do projeto Notas Contemporâneas, programa mensal do MIS, o cantor Leo Jaime participa de um bate-papo ao vivo com presença da Banda MIS, formada por membros do grupo Gama Musical e dirigida por Yan Montenegro, que cria releituras inéditas e exclusivas dos maiores sucessos da personalidade homenageada.
No Dica do Barista, o Museu do Café oferece a chance de aperfeiçoar o café coado em casa, aprendendo com os especialistas no assunto. Ao final da aula, os alunos também podem degustar cafés.
A Orquestra Jovem de Cordas, a Orquestra Jovem de Violões e a Banda Sinfônica Jovem, que juntos compõem o Projeto Musicando, celebram a chegada da primavera com uma série de concertos gratuitos em setembro. O repertório é eclético: compositores brasileiros, trilhas sonoras de filmes, canções folclóricas e populares brasileiras. A próxima apresentação é neste sábado (21).
O Coral Jovem do Estado, ligado à EMESP Tom Jobim, faz duas apresentações: no dia 21, no Theatro São Pedro, apresenta o programa Estrela, com regência de Marília Vargas e, no repertório, canções de Luiz Iruarrizaga, Dinorah de Carvalho, Cécile Chaminade e Chico Buarque; já no dia 22, na Sala São Paulo, é a vez do programa Rio Mar, sob regência de Tiago Pinheiro, com canções de Chico Buarque, Djavan, Caetano Veloso, Lenine, entre outros.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades