Exame Logo

Aplicativo de reforço escolar chega para completar jornada de estudos

Reforça App é uma ferramenta de suporte escolar que utiliza flashcards, áudios e monitoria via chat como dinâmicas e interações para o aprendizado

Intuito é oferecer ferramentas que potencializem a experiência do usuário (NELSON ALMEIDA/AFP/Getty Images)
B

Bússola

Publicado em 6 de novembro de 2021 às 11h00.

Segundo o Estudo “O impacto da pandemia na educação” feito pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o Brasil deverá levar de três a 11 anos para recuperar a aprendizagem perdida durante a crise sanitária mundial provocada pelo novo coronavírus. Em um cenário de acelerada transformação digital, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Pensando nisso, ProUser Apps desenvolveu o Reforça App, ferramenta digital para auxiliar no processo de ensino da educação básica.

De usabilidade fácil, rápida e simples, o Reforça App é voltado para estudantes dos ensinos fundamental dois, médio e que irão prestar o Enem, tendo como principal metodologia os flashcards — cartões com ilustrações, textos e áudios — explicativos de todas as matérias, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como matemática, física, história e português.

Veja também

“Queremos ser um complemento ao desenvolvimento educacional brasileiro como ‘o melhor amigo do estudante’. Nosso conteúdo aborda os principais itens de dúvidas em todas as matérias. Com linguagem prática, o Reforça App aborda os conteúdos por meio de cards que combinam ilustrações, textos e áudios explicativos, o que estimula o processo de cognição”, declara Rodrigo Murta, fundador e CEO da ProUser Apps.

A ferramenta já conta com uma parceria com a Tim, que vem fortalecendo seu posicionamento em prol da tecnologia como ferramenta para fortalecer a educação no Brasil. A operadora já tem uma parceria com a Ampli, empresa do grupo Kroton, com foco na democratização do ensino superior, e agora volta suas atenções para a educação básica.

Segundo Bernardo Weisz, diretor de VAS & Devices da empresa, há uma preocupação em agregar ao portfólio serviços que, realmente, façam a diferença na vida dos clientes.

“Nosso intuito é oferecer, além de produtos de qualidade, ferramentas que potencializem a experiência do usuário, trazendo benefícios relevantes para o seu dia a dia. Somos líderes em cobertura 4G e apostamos no poder da conectividade para transformar realidades. O acesso à educação por meio do smartphone é um exemplo de como a tecnologia pode impulsionar grandes mudanças”, afirma o executivo.

Disponível para downloads em smartphones (sistemas Android e IOS), o Reforça App também oferece aos usuários um canal de tira-dúvidas das principais matérias com monitores por meio de chat online que funcionará, inicialmente, de 8h às 20h nos dias de semana e de 8h às 14h aos sábados.

Segundo levantamento feito pela App Annie, agência focada em análise do mercado mobile, o Brasil é o país com a maior média de tempo gasto em aplicativo s. A pesquisa, amparada em dados do segundo trimestre de 2021, revela que a média de horas diárias conectadas em apps é de 5.4. Além disso, de acordo com a terceira edição do Painel TIC covid-19, estudo divulgado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), o telefone celular foi o principal dispositivo usado para acompanhar as aulas e atividades remotas.

“Nossa ideia é aproveitar este potencial e familiaridade do público brasileiro com o mobile para apresentar uma solução que está atacando um problema grande e real do Brasil. Vamos investir forte para que essa solução chegue a milhões de jovens brasileiros, seja através de distribuição própria, seja através de parcerias que estamos negociando com grandes empresas e instituições”, diz Murta.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | LinkedIn | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Acompanhe tudo sobre:Educaçãoempresas-de-tecnologiaEnemInovação

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Bússola

Mais na Exame