Brasil

Verão começa nesta terça-feira no Brasil; veja as previsões

Verão começa nesta terça-feira, 21, em todo o Hemisfério Sul. De acordo com as previsões meteorológicas, chuvas devem ser acima da média

Banhistas no Arpoador, no Rio: previsão de chuva acima da média para o verão (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Banhistas no Arpoador, no Rio: previsão de chuva acima da média para o verão (Fernando Frazão/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 21 de dezembro de 2021 às 10h24.

Última atualização em 21 de dezembro de 2021 às 10h29.

É dada a larga para o verão no Brasil nesta terça-feira, 21. A virada de estações acontece às 12h59 (horário de Brasília), quando se inicia o verão em todo o Hemistério Sul.

Aprenda como investir seu dinheiro para realizar o sonho da casa própria! Comece agora.

Marcada pela elevação da temperatura em todo o país, em função da posição do Sol mais ao sul, a estação tem dias mais longos que as noites. Também são comuns mudanças rápidas nas condições de tempo, como chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade (de moderada a forte) e descargas elétricas.

O verão termina no dia 20 de março de 2022, às 12h33, dando lugar ao outono.

Chuvas acima da média

De acordo com o prognóstico climático divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as chuvas no verão serão acima da média na maior parte do país, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste.

Segundo o boletim, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas serão ocasionadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), enquanto no norte das regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é a responsável pela ocorrência de chuvas.

Em média, os maiores volumes de precipitação podem ser observados sobre as regiões Norte e Centro-Oeste, com totais na faixa entre 700 e 1.100 mm.

De acordo com o prognóstico, há uma probabilidade superior a 60% de que se mantenha o fenômeno La Niña durante o verão, podendo atingir a intensidade de moderado entre este mês de dezembro e janeiro/2022.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasClima

Mais de Brasil

Inmet mantém alerta de "perigo potencial" para estados por conta das chuvas; veja previsão do tempo

Infraestrutura: confiança sobre investimentos persiste, mas cenário econômico acende sinal amarelo

Opinião: Professores no centro do debate

Ensino Integral e Ensino Técnico: caminhos para um Brasil melhor