Brasil

Vendas do varejo devem crescer 10% este ano

Oferta de crédito, alta taxa de emprego e aumento dos salários devem permitir o crescimento

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

São Paulo - O economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Marcel Solimeo, disse hoje que as vendas do comércio varejista devem fechar este ano com crescimento de 10% sobre o ano passado e poderão atingir taxa de expansão de 6% a 7% em 2011.

Segundo ele, a oferta de crédito fácil, a taxa de emprego em elevação, o aumento dos salários, dos empregos e da confiança do consumidor têm permitido a expansão das vendas no varejo.

Solimeo também disse que a inadimplência está sob controle, porque a variável que provoca os atrasos nos pagamentos é justamente a falta de emprego, o que não ocorre no momento. A preocupação do economista não é com o curto prazo, mas com o médio prazo. Se as vendas atingirem, realmente, crescimento de 6% a 7% no ano que vem, elas poderão bater na barreira da produção industrial e da infraestrutura, o que fará com que, em 2012, o comércio registre taxas menores de crescimento.

Leia mais sobre o varejo

Siga as últimas notícias de Economia no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:ComércioVarejoAmérica Latinacidades-brasileirasMetrópoles globaisDados de BrasilConsumoSão Paulo capital

Mais de Brasil

Defesa Civil de SP instala gabinete de crise após chuvas de perigo extremo

Eleição para governo de Minas tem indefinição de nomes e pressão de Lula

Metade dos brasileiros acha 'boa ideia' ter filhos no Brasil, diz estudo

Inmet emite alerta vermelho para chuvas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo