Brasil

Venda de materiais de construção cresce 0,63% em outubro

Até outubro, o varejo de materiais acumula alta de 13,4 por cento sobre igual período do ano passado

Prédio em construção: venda de materiais subiu  (Germano Luders/EXAME.com)

Prédio em construção: venda de materiais subiu (Germano Luders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2010 às 09h37.

São Paulo - As vendas domésticas de materiais de construção cresceram 0,63 por cento em outubro na comparação com o mesmo mês em 2009, mas recuaram 0,47 por cento em relação a setembro, informou nesta sexta-feira a associação que representa o setor, Abramat.

No ano até outubro, o varejo de materiais acumula alta de 13,4 por cento sobre igual período do ano passado. Em 12 meses, a expansão acumulada é de 11,53 por cento.

Com o ritmo de crescimento apresentando certa desaceleração em relação a 2009, a Abramat reduziu a estimativa de aumento do faturamento para o fechado do ano, para alta de 12 por cento. Anteriormente, a estimativa era de elevação de 15 por cento.

Segundo a entidade, no mês passado, as vendas de materiais de acabamento registraram aumento de 13,85 por cento, enquanto as dos insumos básicos caíram 5,9 por cento.

"Em 2008, houve o início de muitas obras, com o subsequente consumo elevado de materiais de base. Agora, muitos desses empreendimentos estão sendo entregues", afirma o presidente da Abramat, Melvyn Fox, em nota.

A Abramat afirmou ainda que, com o resultado de outubro, o setor registra 12 meses consecutivos de alta na comparação anual.

Em outubro, o nível de emprego da indústria de materiais cresceu 11,35 por cento ano a ano, apurando ligeira queda de 0,17 por cento ante setembro.

Acompanhe tudo sobre:Indústrias em geralAmérica LatinaDados de BrasilDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoIndústriaConstrução civil

Mais de Brasil

Para Lula, Brasil saiu vencedor do tarifaço de Trump

Lula estabelece cota para exibição de filmes nacionais nos cinemas em 2026

Governo estuda tarifa zero no transporte público, diz ministro das Cidades

Bolsonaro é considerado apto e fará cirurgia de hérnia 9h na quinta