Brasil

Vacinas contra covid-19 e gripe poderão ser tomadas no mesmo dia

A decisão, anunciada pelo Ministério da Saúde, ainda precisa ser oficializada. O intervalo atual é de 14 dias

Vacinas: a decisão veio de uma orientação da Câmara Técnica Assessora de Imunização covid-19 (Cetai), que se reuniu na sexta, 24 (Cavan Images/Getty Images)

Vacinas: a decisão veio de uma orientação da Câmara Técnica Assessora de Imunização covid-19 (Cetai), que se reuniu na sexta, 24 (Cavan Images/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 27 de setembro de 2021 às 17h42.

Última atualização em 27 de setembro de 2021 às 17h51.

O Ministério da Saúde eliminará o intervalo mínimo para aplicação de vacinas contra a covid-19 e a gripe, que, atualmente, é de 14 dias. Com a decisão, quem for a um posto receber a primeira ou a segunda dose também poderá tomar o outro imunizante a partir de outubro. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo ministro de Saúde substituto, Rodrigo Cruz.

A decisão veio de uma orientação da Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (Cetai), que se reuniu na sexta-feira, 24. O objetivo é alavancar o combate às duas doenças.

"Essa recomendação foi feita para poder aproveitar que o cidadão procure o posto tomar a segunda dose da vacina da covid e tome também a da gripe. A Câmara Técnica apresentou um estudo de que é seguro, de que não há problema lançar mão dessa estratégia. Então, é para ter maior adesão a essa campanha, aproveitar que as pessoas já procuram o posto para tomar a segunda dose contra a covid e já apliquem, então, a dose da vacina da gripe, que é muito importante", afirmou Cruz.

Segundo o ministro substituto, a medida ainda está em estudo pela pasta. A previsão é que seja oficializada ainda nesta semana com a publicação de uma nota técnica. A decisão pode se estender a outras vacinas:

"Por enquanto, só da gripe. Isso está sendo estudado aqui pelo ministério, se estende a outros imunizantes, mas, por enquanto, é para a da gripe, que terá campanha lançada em breve."

  • Quer saber tudo sobre o ritmo da vacinação contra a covid-19 no Brasil e no mundo? Assine a EXAME e fique por dentro.
Acompanhe tudo sobre:CoronavírusGripesMinistério da Saúdevacina contra coronavírusVacinas

Mais de Brasil

Governo transfere R$ 6,5 bilhões para fundo de reconstrução do Rio Grande do Sul

Defesa de Daniel Silveira alega que ida ao shopping não feriu cautelar, mas saída era proibida

Risco de desabamento suspende buscas na ponte entre Maranhão e Tocantins