Brasil

Universidade de Brasília pode dar aval à 'Concursobrás'

Proposta do MEC quer transformar o Cespe da UnB em uma nova entidade pública para concursos

Para aceitar a empreitada, a UnB quer ficar com pelo menos 10% da receita financeira do novo Cespe (Divulgação)

Para aceitar a empreitada, a UnB quer ficar com pelo menos 10% da receita financeira do novo Cespe (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2011 às 09h40.

São Paulo - A transformação do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) em uma espécie de "Concursobrás" pode ganhar hoje o aval da Universidade de Brasília (UnB), que decide se aceita proposta do Ministério da Educação (MEC). O MEC quer reestruturar o poderoso centro, que integra a UnB e fatura mais que R$ 200 milhões por ano, em uma empresa pública focada em processos de seleção, certificações e exames, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No início do ano, o ministério enviou uma proposta de minuta de medida provisória para análise da UnB. O decano de assuntos comunitários, Eduardo Raupp, que elaborou o parecer a ser votado, é favorável à criação da empresa pública, desde que os vínculos com a universidade sejam preservados. Espera-se que a maioria dos 90 integrantes do conselho aprove hoje a medida - na avaliação do MEC, o sinal verde da UnB é indispensável.

Para aceitar a empreitada, a UnB elaborou uma lista de condições: quer ficar com pelo menos 10% da receita financeira do novo Cespe (que passaria a se chamar Centro Brasileiro de Seleção e de Promoção de Eventos), indicar os membros da diretoria executiva e receber tratamento prioritário na prestação de serviços à empresa.

"O Cespe é o resultado do esforço intelectual e material da UnB. A UnB não vê como abrir mão disso", diz Raupp. A universidade também defende que a estatal possa ser contratada com dispensa de licitação para atividades relacionadas às suas finalidades e possa se consorciar com outras entidades. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:ConcursosConcursos públicosEmpresas estataisEnsino superiorFaculdades e universidadesMEC – Ministério da Educação

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso