Brasil

União Europeia parabeniza Azevêdo e pede liderança forte

Durante o processo eleitoral, a União Europeia e a Croácia, somando 28 votos, votaram contra a candidatura de Azevêdo


	Roberto Azevêdo: segundo as delegações europeias, o Brasil tem uma posição protecionista.
 (REUTERS/Luke MacGregor)

Roberto Azevêdo: segundo as delegações europeias, o Brasil tem uma posição protecionista. (REUTERS/Luke MacGregor)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2013 às 13h20.

Brasília – Em nome da União Europeia (que reúne 27 países), a Comissão Europeia, que é o órgão econômico do bloco, parabenizou hoje (8) o embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, eleito diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Em mensagem, o comissário europeu do Comércio, Karel De Gucht, disse esperar uma liderança forte, renovada e que retome as negociações da Rodada Doha. “A OMC necessita de um diretor-geral forte”, disse ele.

“A OMC está em uma encruzilhada e, se é verdade que cabe a todos os membros da entidade definir o caminho, estamos convencidos de que Azevêdo irá ajudá-los a recolocar a agenda multilateral no caminho certo, com o objetivo último de uma conclusão bem-sucedida da agenda de desenvolvimento de Doha”, disse De Gucht.

Durante o processo eleitoral, a União Europeia e a Croácia, somando 28 votos, votaram contra a candidatura de Azevêdo. Segundo as delegações europeias, o Brasil tem uma posição protecionista. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, rebateu ontem (7) as críticas ao dizer que o Brasil segue as regras do comércio internacional.

Segundo De Gucht, o novo diretor-geral pode contar com o seu “total apoio” para que a reunião ministerial de Bali, em dezembro, avance. Azevêdo assume o cargo em 31 de agosto. O mandato dele é de quatro anos. Ele é o primeiro latino-americano a comandar a OMC. Azevêdo, de 55 anos, venceu o mexicano Herminio Blanco.

Acompanhe tudo sobre:EuropaOMC – Organização Mundial do ComércioPolíticaUnião Europeia

Mais de Brasil

Após sucesso de ‘Ainda Estou Aqui’, Lula cria Prêmio Eunice Paiva de Defesa da Democracia

Coalizão lança manifesto assinado por mais de 60 entidades contra decisão de Zuckerberg sobre Meta

Ministro da Defesa reforça apoio às investigações do 8/1: ‘Essa será a grande festa’