Brasil

Um ano após posse, 107 prefeitos têm mandato cassado

Um ano após a posse dos prefeitos eleitos no pleito de 2012, 125 (2,2%) deles não estão mais no comando das cidades que os elegeram


	Urna eletrônica: estados que tiveram mais trocas nas prefeituras foram São Paulo (21), Minas Gerais e Rio Grande do Sul (13, cada um)
 (Elza Fiúza/ABr)

Urna eletrônica: estados que tiveram mais trocas nas prefeituras foram São Paulo (21), Minas Gerais e Rio Grande do Sul (13, cada um) (Elza Fiúza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2014 às 15h34.

Brasília – Um levantamento divulgado hoje (10) pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que um ano após a posse dos prefeitos eleitos no pleito de 2012, 125 (2,2%) deles não estão mais no comando das cidades que os elegeram.

A maior parte deles, 107 eleitos, teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, número que representa 85,6% das trocas.

Segundo os dados, as demais causas de afastamento dos prefeitos eleitos são morte (12), motivo de saúde (2), renúncia (3), e um prefeito deixou o cargo por motivo não identificado no estudo.

Os estados que tiveram mais trocas nas prefeituras foram São Paulo (21), Minas Gerais e Rio Grande do Sul (13, cada um) e Mato Grosso (10).

Na avaliação da confederação, o número de trocas dos eleitos em 2012 se manteve praticamente igual em relação ao mesmo levantamento feito em 2011, período em que 128 prefeitos deixaram os cargos.

Acompanhe tudo sobre:Política no Brasilcidades-brasileirasPrefeiturasCassações

Mais de Brasil

Desenrola 2.0: Ministério lança calculadora que simula renegociações

Datafolha: áreas prioritárias para o eleitor são as piores avaliadas no governo Lula

G7: Durigan vai à França discutir IA, energia e minerais críticos

Ypê: o que vai acontecer após Anvisa manter suspensão das vendas de detergentes