Brasil

TSE formaliza visita de organização para observar eleições

Acordo é o segundo assinado pelo tribunal com entidades internacionais

TSE: ministro Edson Fachin assina acordo para autorizar a participação da Organização dos Estados Americanos (OEA) nas eleições (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

TSE: ministro Edson Fachin assina acordo para autorizar a participação da Organização dos Estados Americanos (OEA) nas eleições (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 6 de julho de 2022 às 07h01.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, assinou nesta terça-feira (5), nos Estados Unidos, um acordo para autorizar a participação da Organização dos Estados Americanos (OEA) na função de observadora das eleições de outubro.

O acordo é o segundo assinado pelo tribunal com entidades internacionais. Na semana passada, o TSE e o Parlamento do Mercosul (Parlasul) firmaram parceria para o envio de uma missão com representantes da entidade para observar o cumprimento das normas eleitorais, das etapas do processo eleitoral e a imparcialidade na organização da eleição.

Quer saber tudo sobre a corrida eleitoral? Assine a EXAME por menos de R$ 0,37/dia e fique por dentro.

Segundo o TSE, a missão será independente para colaborar com o aperfeiçoamento do sistema eleitoral brasileiro.

A participação de observadores internacionais nas eleições já foi utilizada em outras eleições no país. Em 2018 e 2020, missões da OEA acompanharam a realização da votação.

O TSE pretende autorizar o envio de missões de outras entidades que também foram convidadas para atuar como observadoras das eleições, entre elas, a Rede Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Rede Mundial de Justiça Eleitoral, a Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (Ifes) e a União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore). Os acordos serão os próximos a serem assinados.

Veja também:

Começa a funcionar o 5G em Brasília, primeira capital com sinal liberado

Relator da PEC que amplia benefícios lê parecer favorável na comissão especial

Acompanhe tudo sobre:Edson FachinEleições 2022Estados Unidos (EUA)OEATSE

Mais de Brasil

Base de Canoas passará a ter dez voos por dia, anuncia governo

Paraná Pesquisas: em SP, Nunes tem 28,1%; Boulos, 24,2%; Datena, 12,1%; e Tabata, 9,1%

O que abre e o que fecha em SP no feriado de Corpus Christi

Mais na Exame