TSE aprova federações PSDB-Cidadania e PSOL-Rede
A federação PSDB-Cidadania é fruto de uma articulação do ex-governador de São Paulo João Doria
As federações foram criadas com a reforma eleitoral aprovada no ano passado pelo Congresso Nacional (TSE/Reprodução)
26 de maio de 2022, 13h11
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira, 26, mais duas federações partidárias: do PSDB com o Cidadania e a do PSOL com a Rede Sustentabilidade. As federações foram criadas com a reforma eleitoral aprovada no ano passado pelo Congresso Nacional e exigem que as legendas aglutinadas atuem de forma conjunta, em torno de um programa comum, como se fossem uma só sigla, por no mínimo quatro anos. A união vale nos níveis federal, estadual e municipal.
Na terça-feira, 24, a primeira federação partidária do País foi aprovada também por unanimidade pelo tribunal: a aglutinação do PT, do PCdoB e do PV, denominada "Federação Brasil da Esperança".
A federação PSDB-Cidadania é fruto de uma articulação do ex-governador de São Paulo João Doria. Na época, o tucano tinha o intuito de buscar apoio para a sua pré-candidatura ao Planalto.
Fique pode dentro de tudo das Eleições 2022 e veja as pesquisas eleitorais EXAME
As duas siglas junto ao MDB pretendem lançar o nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS) como candidatura de consenso para representar o "centro democrático", como se autointitulam, com o intuito de tentar quebrar a polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Já PSOL e Rede vão apoiar Lula, mas já liberaram seus filiados para escolherem os nomes com os quais desejam se vincular nas eleições de 2022.
LEIA TAMBÉM
Últimas Notícias
Ministério da Saúde recebe 1,8 milhão de doses da Coronavac
Há menos de um minuto • 1 min de leituraPolicial legislativo, advogada e mais: conheça são os alvos da operação da PF sobre atos golpistas
Há menos de um minuto • 1 min de leituraInstituições se tornaram alvo de 'zumbis consumidores de desinformação', diz Gilmar Mendes
Há menos de um minuto • 1 min de leituraEm evento, Alexandre de Moraes defende nova regulamentação das redes sociais
Há menos de um minuto • 1 min de leituraBrands
Uma palavra dos nossos parceiros
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais