Brasil

Temporais voltam a atingir o Rio Grande do Sul e afetam mais de 16 mil pessoas

Chuvas intensas desalojaram 349 pessoas e colocaram 143 em abrigos no estado; governo oferece alertas meteorológicos por SMS e WhatsApp

Vista aérea de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com o estádio Arena do Grêmio (topo, R), tirada em 5 de maio de 2024 (Ricardo Stuckert/Brazilian Presidency/AFP)

Vista aérea de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com o estádio Arena do Grêmio (topo, R), tirada em 5 de maio de 2024 (Ricardo Stuckert/Brazilian Presidency/AFP)

Agência Brasil
Agência Brasil

Agência de notícias

Publicado em 28 de setembro de 2024 às 15h44.

Ainda se recuperando das chuvas intensas de abril e maio, o Rio Grande do Sul voltou a ser atingido por temporais ao longo desta semana. Pelo menos 349 pessoas estão desalojadas e 143 em abrigos.

Ao todo, 52 cidades e 16.166 pessoas foram afetadas pelos temporais. Até o momento, não há feridos, mortos nem desaparecidos. Os números foram atualizados neste sábado (28) pela Defesa Civil do estado.

O governo do Rio Grande do Sul informou que, no intuito de aumentar o nível de prevenção, a população pode se cadastrar para receber alertas meteorológicos. Para isso, é necessário enviar o Código de Endereço Postal (CEP) da localidade por SMS para o número 40199.

Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que forem divulgadas.

Cadastro via WhatsApp

Também é possível se cadastrar via WhatsApp. Neste caso, é preciso registrar o telefone (61) 2034-4611 ou clicar no link disponibilizado pelo governo. Após isso, a pessoa deve interagir com o robô de atendimento enviando um simples "Oi". Após essa primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra de seu interesse para receber as mensagens.

 

 

Acompanhe tudo sobre:ChuvasEnchentes no RS

Mais de Brasil

Ministros do STF minimizam impacto de decisão da Meta no Brasil

Prefeito de BH, Fuad Noman segue na UTI, mas está lúcido e orientado

Onde e como pagar multa eleitoral?

Lula comunica demissão de Pimenta, e Sidônio assume comunicação do governo nos próximos dias