Brasil

Tempestade e acumulado de chuva: Inmet alerta para perigo em diversos pontos do país; veja previsão

Chuvas devem permanecer pelos próximos 10 dias

Chuva em SP: forte temporal afetou a rede de distribuição de energia em vários pontos do estado (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Chuva em SP: forte temporal afetou a rede de distribuição de energia em vários pontos do estado (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 25 de janeiro de 2024 às 06h44.

Os últimos dias de janeiro devem ser de muitas chuvas em grande parte do Brasil. Um levantamento do MetSul Meteorologia indicou uma projeção de chuva para dez dias a partir desta semana. Para esta quinta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas em diversos estados de acumulado de chuva, tempestade e chuvas intensas.

O que significa o alerta vermelho?

O Inmet emitiu um aviso de grande perigo na região em vermelho, até às 15h da quinta-feira. O alerta de acumulado de chuva indica precipitação acima de 100 mm/dia e grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.

Em São Paulo, a temperatura máxima ser de 24°C e a mínima de 17°C. A manhã deve ser nublada com chuva na capital, com pancadas de chuva isolada durante a tarde e a noite. Em Curitiba, o dia deve seguir um panorama semelhante, com máxima de 21°C e mínima de 15°C. Já Florianópolis terá uma quinta-feira menos fria, e as temperaturas devem ficar entre 25°C e 18°C.

Como agir?

Veja as instruções do Inmet para alertas de grande perigo:

  • Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
  • Observe alteração nas encostas;
  • Permaneça em local abrigado;
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos
  • plásticos;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O que significa o alerta laranja?

O Inmet também emitiu alerta laranja, de perigo, para diversos na região central do Brasil e no litoral de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. O aviso indica chuvas intensas até 10h da quinta-feira, com ventos intensos (60-100 km/h), queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Em Salvador, mesmo com muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo do dia, a quinta-feira terá temperatura máxima de 31°C e mínima de 24°C. Brasília e Palmas devem seguir este padrão, com máximas de 26°C e 30°C, respectivamente.

Alerta de tempestade

Neste mapa, o Inmet alerta para tempestade nas áreas de cor amarela. O aviso, que indica 'perigo potencial', aponta chuva de 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo, baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Alerta de chuvas intensas

Diversos estados serão afetada por chuvas intensas até às 10h desta quinta-feira, segundo o Inmet. O alerta amarelo, que indica perigo potencial, prevê chuva até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

No Rio de Janeiro, o dia será nublado com pancadas de chuva isolada, com pancadas de chuva isoladas durante a noite. A temperatura pode chegara 28°C, com mínima de 20°C. Em Belo Horizonte, as temperaturas podem ficar entre 29°C e 16°C, com pancadas de chuva isoladas previstas para a quintra-feira.

Em Belém, as temperaturas devem ficar entre 33°C e 24°C, com muitas nuvens e pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Já em Macapá, a máxima é de 32°C e a mínima, de 25°C, com o mesmo panorama de tempo.

Como fica o tempo no Brasil para o resto da semana?

  • Região Norte: a semana pode ser de pancadas de chuvas em praticamente toda a região, mas principalmente no Pará, Amapá, Rondônia e Tocantins. Nestas áreas, as chuvas podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas. No Acre, Amazonas e Rondônia, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados. Já em Roraima, o Inmet prevê pouca chuva.
  • Região Nordeste: o instituto prevê fortes chuvas ao longo da semana, principalmente na Bahia e no Piauí, que podem esperar raios, rajadas de ventos e trovoadas. Partes do Maranhão, Ceará e do sertão dos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe também podem passar por chuvas. Segundo O Inmet, a previsão está associadas à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e do canal de umidade.
  • Regiões Centro-Oeste e Sudeste: são previstas chuvas intensas que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas. Devem ser afetadas áreas no norte do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, além do leste de São Paulo.
  • Região Sul: Áreas do leste do Paraná e Santa Catarina podem ter pancadas de chuva. No interior, a previsão é de menores acumulados de chuva.
Acompanhe tudo sobre:ChuvasMeteorologia

Mais de Brasil

Ministério Público vai apurar acidente de avião em Ubatuba

'Presidente quer fazer eventuais mudanças ainda este mês', diz Rui Costa sobre reforma ministerial

Prefeito de BH, Fuad Noman volta a ser entubado após apresentar instabilidade respiratória

Lula edita MP que prevê pagamento de R$ 60 mil a pessoas com deficiência causada pelo zika vírus