Brasil

Temer volta a pedir que STF mande PGR refazer denúncia

A defesa quer que a denúncia, apresentada por Janot, seja refeita sem que sejam incluídos fatos anteriores ao mandato

Michel Temer: pouco antes, o ministro do STF Edson Fachin negou um pedido da defesa de Temer nesse sentido (Fred Dufour/Reuters)

Michel Temer: pouco antes, o ministro do STF Edson Fachin negou um pedido da defesa de Temer nesse sentido (Fred Dufour/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 20 de setembro de 2017 às 12h19.

Brasília - A defesa do presidente Michel Temer apresentou uma nova petição, na noite de terça-feira, a fim de pedir que o Supremo Tribunal Federal (STF) determine que a Procuradoria-Geral da República (PGR) refaça a denúncia apresentada pelo ex-procurador-geral República Rodrigo Janot com a exclusão de fatos anteriores ao mandato.

Janot acusou Temer criminalmente por obstrução de Justiça e organização criminosa e argumentou, na peça, que o último crime é permanente --teria começado em 2006 e perduraria até os dias atuais.

Pouco antes, também na noite de terça, o ministro do STF Edson Fachin negou um pedido da defesa de Temer nesse sentido já que está no STF a discussão sobre não enviar a denúncia à Câmara até que seja concluída a investigação sobre omissões na delação de executivos da J&F, que serviram em parte de base para a acusação criminal. O Supremo retoma nesta quarta o julgamento sobre essa questão.

Contudo, os advogados do presidente alegam que o pedido de devolução da denúncia para a PGR, agora sob o comando de Raquel Dodge, para retirar fatos anteriores ao mandato não foi objeto do julgamento suspenso na semana passada.

"Insista-se: a pretensão defensiva, já agora, está amparada na imunidade constitucional que impõe --ao sr. procurador-geral da República-- decotar, em relação ao sr. presidente da República, a responsabilidade, na vigência do seu mandato, por 'atos estranhos ao exercício de suas funções'", afirmam os defensores de Temer.

Os advogados pedem a Fachin que mande a denúncia para readequação da PGR ou submeta esse pedido para decisão do plenário na tarde desta quarta-feira.

Acompanhe tudo sobre:Michel TemerRodrigo JanotSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

8/1: Dobra número de investigados por atos golpistas que pediram refúgio na Argentina, estima PF

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

Mais na Exame