Brasil

Temer receberá presidência do Mercosul amanhã

Às 13h de amanhã (20), está prevista a cerimônia de transmissão da presidência do Mercosul ao Brasil, quando Temer fará um discurso

Michel Temer: o presidente enfatizará a importância de concluir o acordo sobre compras governamentais (Ueslei Marcelino / Reuters/Reuters)

Michel Temer: o presidente enfatizará a importância de concluir o acordo sobre compras governamentais (Ueslei Marcelino / Reuters/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de julho de 2017 às 17h02.

Mendoza - O presidente Michel Temer chegará na noite desta quinta-feira, 20, em Mendoza, na Argentina, acompanhado de ministros e parlamentares para participar amanhã de reuniões da 50ª Cúpula do Mercosul.

Na comitiva do presidente estarão o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, das Cidades, Bruno Araujo; da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, que virá com sua esposa, e o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes.

Além disso, também integra a comitiva presidencial o deputado Fábio Ramalho, que estaria como presidente da Câmara com Rodrigo Maia assumindo a presidência.

Pela programação oficial, Temer desembarca na Argentina às 21h10 desta quinta-feira.

Não há compromissos oficiais hoje. Amanhã, a agenda de Temer em Mendoza começa às 10h20 com a sessão plenária dos Estados membros do Mercosul, Associados e México.

A reunião será fechada à imprensa.

A previsão é que ainda na parte da manhã, por volta das 11h45, aconteça a assinatura do acordo bilateral sobre bitributação com a Argentina.

O tema está sendo discutido hoje em reunião preliminares dos ministros da Fazenda, mas sem a participação de Meirelles, que está no Brasil e é representado pelo secretário-executivo.

O acordo, que será assinado por Aloysio Nunes e Meirelles com os ministros argentinos amanhã é um protocolo de emenda a convenção já ratificada pelos dois países para evitar a dupla tributação e prevenir a evasão fiscal em matéria de impostos sobre a renda.

Transmissão

Às 13h, está prevista a cerimônia de transmissão da presidência Pro Tempore do Mercosul ao Brasil, quando Temer fará um discurso, que será acompanhado pela imprensa.

Conforme anunciou ontem o porta-voz do presidente Alexandre Parola, Temer ressaltará como uma de suas prioridades as negociações do bloco com a União Europeia e destacará novas frentes negociadoras, mencionando o diálogo exploratório com o Canadá e com parceiros asiáticos.

"Em Mendoza, o presidente anunciará as prioridades da presidência brasileira", disse o porta-voz.

"Ele enfatizará ainda a importância de concluir-se o acordo sobre compras governamentais; a continuidade da eliminação de barreiras ao comércio entre os sócios; a harmonização de normas técnicas; e o monitoramento atento da situação na Venezuela", disse.

Às 13h30 está prevista a foto oficial do evento com todos os chefes de Estado, seguido de um almoço, que será fechado à imprensa.

A previsão é que o deslocamento do presidente para o aeroporto aconteça às 15 horas, com embarque da sua comitiva agendado para as 15h45.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaGoverno TemerMercosulMichel Temer

Mais de Brasil

Ministério Público vai apurar acidente de avião em Ubatuba

'Presidente quer fazer eventuais mudanças ainda este mês', diz Rui Costa sobre reforma ministerial

Prefeito de BH, Fuad Noman volta a ser entubado após apresentar instabilidade respiratória

Lula edita MP que prevê pagamento de R$ 60 mil a pessoas com deficiência causada pelo zika vírus