Brasil

Temer reassume amanhã presidência do PMDB nacional

Há 13 anos no comando do partido, Temer se licenciou do cargo quando a chapa da presidente Dilma Rousseff foi eleita, em 2010


	Temer: acordo irá fazer com que Temer tenha participação mais ativa emnegociações do partido
 (Wikimedia Commons)

Temer: acordo irá fazer com que Temer tenha participação mais ativa emnegociações do partido (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2014 às 19h37.

Brasília - O vice-presidente da República, Michel Temer, reassume nesta quarta-feira, 16, a presidência do PMDB nacional. O ato que formalizará o retorno ao posto ocorrerá no fim da tarde, no Senado.

Há 13 anos no comando do partido, Temer se licenciou do cargo quando a chapa da presidente Dilma Rousseff foi eleita, em 2010. Assumiu então o senador Valdir Raupp (PMDB-RR) que, com a recolocação do vice-presidente no cargo, passará a atuar especialmente na área administrativa.

A decisão foi selada em um almoço nesta terça, 15, no Palácio do Jaburu, residência oficial de Temer. O acordo pretende fazer com que Temer tenha participação mais ativa nas negociações políticas do partido.

Nos bastidores, a avaliação é de que a sigla passa a ser mais "respeitada" com a mudança.

Temer já foi presidente da Câmara dos Deputados três vezes e sempre esteve no centro de grandes costuras de aliança. Ao assumir a vice-presidência e abdicar do posto máximo do PMDB, ele manteve a atuação nas costuras políticas, mas algumas vezes acabou "apagado", como descreveram correligionários em alguns momentos.

Ao ver ameaçada a aliança com o PT da presidente Dilma nas eleições deste ano, saiu dos bastidores e assumiu as negociações que garantiram a manutenção do acordo. Estados considerados importantes, como o Ceará e o Rio de Janeiro, contudo, mantiveram posições contrárias à dobradinha Temer-Dilma.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilMichel TemerMDB – Movimento Democrático BrasileiroPartidos políticosEleições

Mais de Brasil

Perícia da PF sobre exames de Bolsonaro será enviada ao STF na próxima semana

Vieira afirma que bancada do MDB no Senado se manifestará contra PL da Dosimetria

STF determina que empregador e INSS paguem benefício a vítimas de violência doméstica

Sob risco em SP, Enel já saiu de Goiás após pressão por resultados ruins