Brasil

Temer deseja sucesso a António Guterres no comando da ONU

Por meio do Twitter, Temer comemorou o fato de Guterres ser o primeiro do secretário do "mundo lusófono" a assumir o cargo

Temer: "António Guterres dedicou-se por anos à solução de conflitos e ao apoio aos refugiados. Que sua capacidade de liderança e de diálogo o inspire à frente da ONU" (Ueslei Marcelino/Reuters)

Temer: "António Guterres dedicou-se por anos à solução de conflitos e ao apoio aos refugiados. Que sua capacidade de liderança e de diálogo o inspire à frente da ONU" (Ueslei Marcelino/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 3 de janeiro de 2017 às 19h11.

O presidente Michel Temer desejou êxito ao novo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o português António Guterres.

Por meio do Twitter, Temer comemorou o fato de Guterres ser o primeiro do secretário do "mundo lusófono" a assumir o cargo e elogiou os atributos de o ex-primeiro-ministro português para a nova função.

"António Guterres dedicou-se por anos à solução de conflitos e ao apoio aos refugiados. Que sua capacidade de liderança e de diálogo o inspire à frente da ONU", escreveu.

Também na rede social, o presidente desejou sucesso à embaixadora brasileira Maria Luiza Viotti, que foi nomeada chefe de gabinete do secretário-geral. Ela atuava antes no Itamaraty como subsecretária para Ásia e Pacífico.

O nome de Viotti foi anunciado no último dia 15 de dezembro por Guterres, junto com outras duas mulheres que vão ocupar o alto escalão de seu gabinete.

Amina Mohammed será vice-secretária-geral da entidade e Kyung-wha Kang, conselheira especial sobre Política.

O novo secretário-geral da ONU cumpriu nesta terça-feira (3) em Nova York, nos Estados Unidos, o seu primeiro dia de trabalho.

Ele dirigiu-se aos funcionários da organização pedindo que ela esteja pronta para responder às ansiedades do mundo.

O novo ocupante do cargo mais alto das Nações Unidas afirmou-se emocionado ao ter o privilégio de poder chamar "colegas" aos funcionários da organização após o ano sabático que acaba de viver.

Ele lembrou os múltiplos desafios que se colocam ao mundo tendo mencionado o aumento das desigualdades e os focos de conflito persistentes, com a ONU a ser o pilar do multilateralismo e os funcionários da mesma os "pilares da organização". Guterres quer que a entidade esteja pronta a responder às ansiedades dos habitantes do planeta.

*Com informações da Rádio França Internacional

Acompanhe tudo sobre:Michel TemerONUPortugal

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP