Brasil

Temer assina decreto de homologação de terra indígena em Mato Grosso

O decreto homologa a demarcação de terra de 20 mil hectares para posse permanente dos índios Guató, conhecidos também como "índios pantaneiros"

Indígenas: povos apelam por mais atenção à demarcação de terras, cuidados com saúde e educação no acampamento Terra Livre (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Indígenas: povos apelam por mais atenção à demarcação de terras, cuidados com saúde e educação no acampamento Terra Livre (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 26 de abril de 2018 às 19h38.

O presidente Michel Temer assinou hoje (26) decreto de homologação da Terra Indígena Baía dos Guató, dos índios Guató, em Mato Grosso. O decreto homologa a demarcação da terra para posse permanente desse povo.

Trata-se de uma área de 20 mil hectares, no município de Barão do Melgaço. Os índios Guató são conhecidos também como "índios pantaneiros".

O decreto será publicado no Diário Oficial da União de amanhã (27). A assinatura ocorre na semana em que milhares de povos indígenas estão reunidos em Brasília, no 15º Acampamento Terra Livre. Os indígenas apelam por mais atenção à demarcação de terras, cuidados com saúde e educação, assim como investimentos específicos.

O Acampamento Terra Livre é considerada a maior mobilização indígena do Brasil. Até o próximo dia 27, há programações intensas no acampamento, com reuniões plenárias, rituais, rezas, danças, lançamentos de publicações e a projeção de filmes e documentários.

Acompanhe tudo sobre:Michel TemerIndígenasMato Grosso

Mais de Brasil

Perícia da PF sobre exames de Bolsonaro será enviada ao STF na próxima semana

Vieira afirma que bancada do MDB no Senado se manifestará contra PL da Dosimetria

STF determina que empregador e INSS paguem benefício a vítimas de violência doméstica

Sob risco em SP, Enel já saiu de Goiás após pressão por resultados ruins