Brasil

Taxa de pessimismo do brasileiro mais que dobra em dois anos

Pesquisa realizada pelo Ibope aponta que 50% da população acha que 2016 será melhor do que 2015. Veja também, o ranking global!


	Jovem durante manifestação contra o governo: o pessimismo do brasileiro mais que dobrou em dois anos
 (Valéria Bretas/EXAME.com)

Jovem durante manifestação contra o governo: o pessimismo do brasileiro mais que dobrou em dois anos (Valéria Bretas/EXAME.com)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 18 de janeiro de 2016 às 11h24.

São Paulo - No Brasil, 32% acreditam que o ano de 2016 será pior do que 2015. A quantidade de pessimistas que vivem no país aumentou em relação a 2014 com 2015, quando só 26% pensavam dessa forma.

Vale ressaltar que nos últimos 24 meses, o pessimismo mais que dobrou. Dois anos antes, apenas 14% achavam que 2014 seria pior do que 2013. 

A pesquisa, que ouviu mais de 60 mil pessoas em 68 países, foi divulgada na manhã de hoje pelo Ibope em pareceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN).

O levantamento ainda aponta que 50% da população acredita que o ano de 2016 será melhor do que 2015. O otimismo dos brasileiros fica somente 4 pontos percentuais abaixo da média global, já que 54% acham que este ano será melhor do que o anterior.

Abaixo, você vê o ranking dos países mais otimistas e pessimistas. O Brasil, que já chegou a ocupar a 7ª posição há dois anos, não integra mais a lista das nações mais otimistas. 

//e.infogr.am/js/embed.js?Hgn

Acompanhe tudo sobre:Ibope

Mais de Brasil

Lula afirma que Trump pretende ser 'dono da ONU' ao propor Conselho da Paz

Tarcísio veta obrigatoriedade de cardápio físico em restaurantes de SP

Anvisa proíbe venda de suplemento que prometia equilíbrio glicêmico sem comprovação científica

CNU divulga resultado preliminar da prova discursiva nesta sexta-feira; veja o horário