Brasil

Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo

Bolsonaro tenta se redimir com nordeste; supostos hackers presos; os termos da UE para o Brexit…

Jair Bolsonaro: “Eu amo o Nordeste. Afinal de contas, a minha filha tem nas suas veias sangue de cabra da peste” (Alan Santos/PR/Divulgação)

Jair Bolsonaro: “Eu amo o Nordeste. Afinal de contas, a minha filha tem nas suas veias sangue de cabra da peste” (Alan Santos/PR/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de julho de 2019 às 06h53.

Última atualização em 24 de julho de 2019 às 07h20.

Supostos hackers presos

A 10ª Vara Federal de Brasília determinou nesta terça-feira, 23, o cumprimento de quatro mandados de prisão temporária contra supostos hackers acusados de invadir o celular do ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro, ocorrido no último mês de junho. Além das detenções, a PF também expediu sete mandados de busca e apreensão em São Paulo, Araraquara e Ribeirão Preto, interior paulista. As prisões acontecem na operação batizada Spoofing, que segundo a PF, é um tipo de falsificação que procura enganar uma rede ou pessoa fazendo-a acreditar que a fonte de uma informação é confiável quando, na realidade, não é. Moro teve o aparelho celular desativado no último dia quatro de junho após perceber que havia sido alvo de um ataque virtual. Além do ministro, procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato também teriam sido hackeados.

Bolsonaro tenta se redimir com nordeste

O presidente Jair Bolsonaro aproveitou o discurso de inauguração de um aeroporto em Vitória da Conquista, na Bahia, para afagar o Nordeste e tentar diminuir as tensões que criou com políticos da região na última semana. Para uma plateia formada por convidados selecionados, Bolsonaro disse amar os nordestinos e afirmou não haver divisões entre as regiões do país. “Não estou em Vitória da Conquista, na Bahia e nem no Nordeste. Estou no Brasil. Não há divisões entre nós de sexo, raça, cor, religião ou região. Somos um só povo. Uma só raça”, disse Bolsonaro. “Eu amo o Nordeste. Afinal de contas, a minha filha tem nas suas veias sangue de cabra da peste”, afirmou nesta terça-feira, 23. Bolsonaro também fez um aceno ao prefeito de Salvador, ACM Neto, do DEM, ao dizer que ele teria o seu apoio se um dia decidisse concorrer à Presidência da República. “Mais na frente, se Deus quiser, você ocupará a honrosa cadeira que ocupo”, disse.

Parlamentares acionarão PGR contra o presidente

Um grupo de parlamentares anunciou que pretende acionar a Procuradoria-Geral da República (PGR) ainda esta semana contra o presidente Jair Bolsonaro. Será protocolada uma notícia-crime que acusará Bolsonaro de cometer racismo e o delito de ameaça. A iniciativa conjunta foi motivada pelo áudio em que Bolsonaro usa o termo “de Paraíba” para se referir aos governadores do Nordeste. O presidente também afirma ao chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), é “o pior” e que o governo federal “não tem que ter nada com esse cara”. A ação foi idealizada pelo presidente do PCdoB do Maranhão, deputado Márcio Jerry, que consultou o governador antes de preparar o texto que será enviado à PGR. Outros parlamentares tomaram conhecimento da representação e se mostraram dispostos a subscrever a peça. Entre eles está o líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues, da Rede.

Novo marco regulatório para agrotóxicos

O Ministério da Agricultura divulgou comunicado no qual informa que a Diretoria Colegiada (Dicol) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta terça-feira, 23, o novo marco regulatório para agrotóxicos, medida que atualiza e torna mais claros os critérios de avaliação e de classificação toxicológica dos produtos no Brasil. A medida, entre outras mudanças, traz o risco de morte como único critério para classificar a toxicidade de um produto. Da forma como é feito atualmente, são considerados estudos sobre outras reações que não a morte, como irritações dérmicas e oculares, na classificação toxicológica. A resolução também estabelece mudanças importantes na rotulagem, com a adoção do uso de informações, palavras de alerta e imagens (pictogramas) que facilitam a identificação de perigos à vida e à saúde humana. Desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro, o Brasil já concedeu 262 registros de agrotóxicos, cerca de 30 registros a mais do que no igual período de 2018. Se continuar neste mesmo ritmo, o país superará os 450 registros concedidos em 2018.

FMI reduz para 0,8% projeção de crescimento do PIB brasileiro

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizou nesta terça-feira, 23, um forte corte nas estimativas de crescimento econômico na América Latina, dada uma desaceleração mais profunda no Brasil e no México. Em seu relatório de Perspectiva Econômica Global, o FMI disse que agora espera que a região como um todo registre uma expansão de 0,6% este ano, um corte de 0,8 ponto percentual em relação ao último cálculo de abril. Para 2020, a previsão também foi ajustada ligeiramente para baixo, para 2,3%. No Brasil, a estimativa é de que a economia tenha expansão de 0,8% neste ano, 1,3 ponto percentual a menos do que em abril, Para 2020 o crescimento seria de 2,4%, queda de 0,1%.

Lucro do Santander cresce 20% no segundo trimestre

O Santander Brasil abriu a temporada de balanços trimestrais dos bancos e anunciou na manhã desta terça-feira, 23, lucro líquido gerencial de 3,635 bilhões de reais no segundo trimestre deste ano. A cifra é 20,16% maior que a de 3,025 bilhões de reais registrada no ano passado. Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, o crescimento foi de 4,3%. Nos seis primeiros meses deste ano, o resultado do banco foi de 7,120 bilhões de reais, expansão de 21% em 12 meses. O resultado do Santander no segundo trimestre foi puxado pelo crescimento da margem financeira, reflexo do aumento de empréstimos. A carteira de crédito do Santander Brasil foi a 394 bilhões de reais de abril a junho, aumento de 1,9% ante o primeiro trimestre. Em um ano, cresceu 7%. “Apesar de uma recuperação gradual na atividade econômica e de estarmos inseridos em um ambiente mais competitivo, o crescimento da nossa carteira de crédito foi superior ao do sistema financeiro, aumentando nossa participação de mercado de forma rentável”, destaca o banco no relatório.

UE: termos para a saída do Reino Unido são inegociáveis

A União Europeia (UE) parabenizou nesta terça-feira, 23, o próximo primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, mas reiterou que não vai acatar as promessas eleitorais do líder conservador de renegociar o Brexit. “Estamos ansiosos para trabalhar construtivamente com o primeiro-ministro Johnson quando ele tomar posse para facilitar a ratificação do acordo de retirada e alcançar um Brexit organizado”, disse o negociador do bloco, Michel Barnier. Minutos antes de a vitória de Johnson ser anunciada, o vice-presidente da Comissão, Frans Timmermans, disse que a UE não concordaria com mudanças no acordo que havia selado com a premiê Theresa May. Esse acordo foi rejeitado três vezes pelo Parlamento britânico. “O Reino Unido chegou a um acordo com a União Europeia, e a União Europeia vai se ater a esse acordo”, afirmou.

Pedro Sánchez não consegue aval do parlamento espanhol

O primeiro-ministro em exercício da Espanha, Pedro Sánchez, não alcançou o número mínimo de 176 votos favoráveis em sua primeira tentativa de obter a confiança do Parlamento do país. Na chamada sessão “de investidura” desta terça-feira, o chefe do Partido Socialista e Operário Espanhol (PSOE) recebeu apenas 120 votos “sim”, contra 170 votos “não” e 52 abstenções. Os 176 votos de que dependia hoje a formação de governo correspondem à maioria dos 350 assentos do Congresso dos Deputados. Agora, a Casa fará nova votação pela mesma proposta daqui a dois dias, na quinta-feira, 25 de julho. Há uma diferença, contudo: para obter a confiança do Parlamento na segunda tentativa, Sánchez precisará apenas uma maioria simples para se confirmar como primeiro-ministro.

Acompanhe tudo sobre:Exame Hoje

Mais de Brasil

Governo e Senado pedem ao STF prorrogação de prazo de acordo sobre desoneração da folha

Lula diz que proposta de segurança do governo será elaborada com 27 governadores

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro com 50 voos diários, diz ministro

Governo Lula é ruim ou péssimo para 44,2% e bom ou ótimo para 37,7%, aponta pesquisa Futura

Mais na Exame