Brasil

STJ condena Estado por invasão da Tropa de Choque

A Fundação Casa foi condenada a indenizar em R$ 339 mil por danos morais o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Ribeirão Preto


	Entrada para um dos pavimentos da Fundação Casa: fotografias, laudos de exame de corpo de delito e depoimentos comprovariam o tratamento desumano e vexatório
 (Marcos Santos/usp imagens)

Entrada para um dos pavimentos da Fundação Casa: fotografias, laudos de exame de corpo de delito e depoimentos comprovariam o tratamento desumano e vexatório (Marcos Santos/usp imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de agosto de 2013 às 08h40.

São Paulo - A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa), de São Paulo, foi condenada a indenizar por danos morais o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Ribeirão Preto, no interior do Estado, por causa de maus-tratos aos internos durante motim numa unidade do município, em 2003.

De acordo com a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), divulgada nesta segunda-feira, a indenização será de 500 salários mínimos - cerca de R$ 339 mil - e se justifica pelo "tratamento desumano e vexatório" dado aos jovens pela Tropa de Choque da Polícia Militar e pelos funcionários da própria fundação nas intervenções registradas em 30 de julho e 7 de agosto de 2003.

O pedido de reparação, feito numa ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual (MPE), havia sido aceito pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). A Fundação Casa e a Fazenda Pública paulista tentaram mudar a sentença no STJ, mas o tribunal não aceitou os recursos, levando em consideração fotografias, laudos de exame de corpo de delito e depoimentos, que comprovariam o tratamento desumano e vexatório. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:CriançasJustiçaViolência policial

Mais de Brasil

Unimos uma frente ampla contra uma ameaça maior, diz Nunes ao oficializar candidatura em SP

Após ser preterido por Bolsonaro, Salles se filia ao partido Novo de olho em 2026

Governo Lula é aprovado por 35% e reprovado por 33%, aponta pesquisa Datafolha

Vendavais podem atingir grande parte do Nordeste e Sul; veja previsão

Mais na Exame