Brasil

STF remarca para junho julgamento sobre descriminalização de drogas

Questão começou a ser analisada em 2015

O caso seria analisado nesta semana, mas foi adiado em função do julgamento do ex-senador Fernando Collor (Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

O caso seria analisado nesta semana, mas foi adiado em função do julgamento do ex-senador Fernando Collor (Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Agência Brasil
Agência Brasil

Agência de notícias

Publicado em 26 de maio de 2023 às 07h10.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, marcou para 1° de junho a retomada do julgamento que trata da descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal.

O caso seria analisado nesta semana, mas foi adiado em função do julgamento do ex-senador Fernando Collor. A questão começou a ser analisada em 2015, mas foi paralisada por um pedido de vista.

O que está sendo julgado no STF a respeito das drogas?

O caso trata da posse e do porte de drogas para consumo pessoal, infração penal de baixa gravidade que consta no artigo 28 da Lei das Drogas (Lei 11.343/2006). As penas previstas são brandas: advertência sobre os efeitos das drogas, serviços comunitários e medida educativa de comparecimento a programa ou curso sobre uso de drogas.

Até o momento, três ministros - Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Gilmar Mendes - votaram, todos a favor de algum tipo de descriminalização da posse de drogas.

O recurso sobre o assunto possui repercussão geral reconhecida, devendo servir de parâmetro para todo o Judiciário brasileiro.

Acompanhe tudo sobre:Supremo Tribunal Federal (STF)DrogasCrime

Mais de Brasil

Moretti deixa Petrobras para ser ministro do Planejamento

STF analisa ação sobre cotas raciais em concurso da Polícia Federal

Os sinais de Caiado sobre seu plano de governo

EcoRodovias arremata concessão da Rotas Gerais ao vencer 1º leilão rodoviário de 2026